Sergipe recebe visita técnica da Urban Systems para elaborar plano estratégico de turismo e investimentos

Sergipe recebe visita técnica da Urban Systems para elaborar plano estratégico de turismo e investimentos

Durante 13 dias, acontecerão visitas técnicas a diversos municípios sergipanos e workshops com agentes locais

A partir desta segunda-feira, 31, até o próximo dia 11 de abril, a Agência Desenvolve-SE e a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) recebem uma equipe da empresa Urban Systems, para visitas técnicas a diversos municípios sergipanos. A iniciativa faz parte da consultoria especializada em planejamento urbano e desenvolvimento econômico, para a elaboração do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos no estado.

A visita técnica faz parte do contrato firmado com a Desenvolve-SE, visando fortalecer o potencial turístico e econômico de Sergipe, identificando oportunidades e ações prioritárias para o desenvolvimento sustentável da região. Estão previstas três etapas de trabalho: diagnóstico socioeconômico, ambiental e urbano do estado; plano estratégico colaborativo para destinos turísticos selecionados; e plano de ação com projetos prioritários e setorização territorial.

O projeto de estruturação de destinos turísticos em Sergipe está sendo construído a partir de uma ampla participação municipal. Durante a fase de diagnóstico, a Urban Systems realizará visitas técnicas e workshops colaborativos com servidores de cada localidade e distribuídos em cinco polos microrregionais estratégicos do estado, tendo algumas cidades como referência: Aracaju, representando capital e região metropolitana; Canindé de São Francisco, no Alto Sertão; Itabaiana, no Agreste Central; Estância, na região Sul; e Pacatuba, no Baixo São Francisco.

A metodologia de trabalho inclui análise aprofundada da realidade socioeconômica, ambiental e urbana, aplicação de matriz SWOT para identificação de potencialidades e desafios, desenvolvimento de planos estratégicos personalizados para cada destino, e definição de projetos prioritários e pactuação com atores-chave. O projeto tem previsão de conclusão até novembro de 2025 e busca posicionar o estado como destino competitivo nos três eixos de experiências únicas, infraestrutura qualificada e atratividade de investimentos.

O plano resultante deste diagnóstico será fundamental para o trabalho de captação de investimentos nacionais e internacionais, tanto público como privado, a ser executado pela Desenvolve-SE. Sua implementação poderá posicionar Sergipe como destino turístico competitivo. “Essa parceria com a Urban Systems é um passo estratégico para fortalecer o turismo em Sergipe, promovendo desenvolvimento econômico, valorização dos atrativos naturais e melhoria da experiência dos visitantes”, destacou o diretor de captação de recursos e atração de investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves.

Confira a programação completa:

Dia 31/03, Aracaju

14h e 16h: reuniões governamentais. Local: sede da Desenvolve-SE

Dia 01/04, Aracaju

9h30 às 11h30: workshop com servidores. Local: sede da Desenvolve-SE

16h às 18h: workshop com servidores. Local: sede da Desenvolve-SE

Dia 02/04, Aracaju

Manhã: visitas técnicas

Tarde: visitas técnicas

Dia 03/04, Aracaju

Manhã: visitas técnicas

Tarde: visitas técnicas

Dia 04/04, Canindé de São Francisco

16h às 18h: workshop com atores locais. Local: auditório do Xingó Parque Hotel

Dia 05/04, Canindé de São Francisco

Manhã: visitas técnicas

Tarde: visitas técnicas

Dia 06/04, Canindé de São Francisco

Manhã: visitas técnicas

Dia 07/04, Itabaiana

Manhã: visitas técnicas

16h às 18h: workshop com atores locais. Local: auditório do Colégio Estadual Murilo Braga

Dia 08/04, Estância

Manhã: visitas técnicas

16h às 18h: workshop com atores locais. Local: a confirmar

Dia 09/04, Estância

Manhã: visitas técnicas

Dia 10/04, Pacatuba

Manhã: visitas técnicas

16h às 18h: workshop com atores locais. Local: a confirmar

Dia 11/04, Aracaju

9h30 às 11h30: workshop com atores locais. Local: sede da Desenvolve-SE

Tarde: visitas técnicas

Desenvolve-SE entregou projeto de reforma e ampliação da SEASIC

Desenvolve-SE entregou projeto de reforma e ampliação da SEASIC

Projeto busca modernizar e preservar edificação histórica, garantindo acessibilidade e eficiência estrutural.

A Agência Desenvolve-SE entregou o projeto de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC). Desenvolvido pelo Projetar-SE, o projeto busca melhorar as condições funcionais do edifício histórico localizado no bairro São José, em Aracaju. Construído na segunda metade do século XX, o prédio já passou por várias modificações ao longo dos anos, resultando na alteração de sua estrutura original.

Inaugurado na década de 50, o edifício foi construído para ser a sede da Legião Brasileira da Assistência (LBA). Por se tratar de uma edificação de interesse cultural, a proposta de intervenção inclui a remoção de elementos agregados que descaracterizaram a fachada ao longo do tempo, além da recuperação de frisos decorativos, esquadrias e demais elementos arquitetônicos originais.

Corroborando com a concepção do projeto, a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou a qualidade do projeto de reforma e restauração da SEASIC. “O resultado ficou maravilhoso, pensado não só em reforma, mas em restaurar sua importância histórica, além de criar as melhores condições para o funcionamento da nossa Secretaria de Assistência de Estado de Inclusão e Cidadania”, disse.

Para o presidente da Agência Desenvolve-SE, Milton Andrade, a preocupação com o resgate do valor histórico do prédio agregou mais valor ao projeto que, quando concluído, proporcionará melhores condições para continuar oferecendo serviços essenciais à população. “Não é apenas um projeto de arquitetura. É o resgate de uma história. Sem dúvida alguma, a SEASIC estará muito bem instalada para que seu time continue fazendo o que tem feito de melhor para Sergipe, que é um grande serviço para a comunidade que mais precisa”, afirmou.

A coordenadora geral da Projetar-SE, Shirley Dantas, ressaltou a importância do trabalho de pesquisa histórica e da ampla escuta com os atuais e antigos servidores que testemunharam diferentes momentos da edificação. “É a primeira vez que o prédio será recuperado em sua função principal, que é ser o espaço da assistência social de Sergipe. A obra a ser executada devolverá a sua história e arquitetura para o município de Aracaju”, comemorou.

Levantamento técnico e modernização estrutural

O projeto contemplou um levantamento completo da edificação por meio de escaneamento 3D, permitindo um registro detalhado dos elementos arquitetônicos e das condições das instalações elétricas, hidráulicas e estruturais. Além disso, conversas com os funcionários da SEASIC subsidiaram a elaboração de um programa de necessidades preciso, alinhado às atividades desenvolvidas na Secretaria.

Com uma área total de quase 3 mil metros quadrados, a intervenção inclui, além da revitalização do edifício principal (2.498,16 m²), a construção de um Bloco de Apoio, uma guarita e um estacionamento, somando 500 m² adicionais. Entre as melhorias estruturais, destaca-se a implantação de acessibilidade total, com nivelamento de pisos, inserção de rampas, adequação da circulação vertical com novos elevadores e bloco de escadas.

Para aprimorar a funcionalidade do espaço, foram removidas paredes divisórias adicionadas em reformas anteriores, permitindo a reorganização interna conforme a estrutura original do edifício. O projeto também prevê um novo auditório para 90 pessoas, com acesso independente, e melhorias no pátio interno e nas áreas externas, incluindo um novo paisagismo e a implantação de mobiliário e playground.

Preservação do patrimônio e valorização estética

Por se tratar de uma edificação de interesse cultural, a proposta também inclui a remoção de elementos agregados que descaracterizaram a fachada ao longo do tempo, além da recuperação de frisos decorativos, esquadrias e demais elementos arquitetônicos originais. A valorização do prédio será complementada por um projeto luminotécnico especializado.

No Bloco de Apoio, serão instalados refeitório, área de descanso para funcionários, bloco de banheiros, copa, área de serviço e arquivo. Além das melhorias estruturais e funcionais, o projeto inclui a atualização completa das instalações, tornando o edifício mais seguro e eficiente. Foram elaborados projetos de engenharia para diversas especialidades, como elétrica, hidráulica, esgoto, drenagem, climatização, sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), prevenção e combate a incêndios (PCI), estrutural, sonorização e cabeamento.

Sergipe recebe visita de empresa de Economia Verde que visa fortalecer modelo no Estado

Sergipe recebe visita de empresa de Economia Verde que visa fortalecer modelo no Estado

Iniciativa tem como objetivo analisar o cenário da gestão de resíduos no Estado e estruturar possíveis projetos de operação para a gestão de resíduos pós-consumo

Entre os dias 12 e 14 de março, a Agência Desenvolve-SE e a Ambipar Participações e Empreendimentos S.A. promoverão visitas técnicas a diferentes regiões de Sergipe. O foco está no fortalecimento da gestão de resíduos, no impulso a projetos sustentáveis e promoção da economia circular e bioeconomia, em alinhamento com o Plano Sergipano de Economia Verde (PSEV)

Como parte do Memorando de Entendimento (MoU) firmado entre as instituições, a visita busca promover a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade, além de viabilizar a comercialização de créditos de carbono, por meio da recuperação florestal e da gestão eficiente de resíduos.

Na ocasião da assinatura do Termo de Cooperação, em fevereiro deste ano, entre o Estado, por meio da Agência Desenvolve-SE, e a Ambipar, o governador Fábio Mitidieri enfatizou a importância da iniciativa para Sergipe. “Este é um posicionamento claro de que o Estado é a favor das energias renováveis e políticas de sustentabilidade. Além disso, a temática gera desenvolvimento, atrai investidores e tem os recursos de toda ordem em Sergipe para serem investidos”, declarou. 

Um dos principais projetos do MoU, o do carbono azul, têm potencial de captar mais de R$ 300 milhões, com investimento direto nas comunidades tradicionais e extrativistas destes ecossistemas. No total, a parceria com a Ambipar representará um investimento de mais de R$ 1 bilhão em Sergipe em até dez anos.

Visita Técnica

A visita técnica da Ambipar a Sergipe inclui vistorias a aterros sanitários, indústrias de reciclagem, áreas de Manguezal e Caatinga, além de reuniões com representantes de governos locais e instituições especializadas. Durante o percurso, a comitiva também avaliará oportunidades de conservação e recuperação ambiental em locais estratégicos, como a Floresta Nacional do Ibura e a região da foz do Rio São Francisco. 

Também estão previstas incursões a áreas de carcinicultura e análise de setores produtivos, como a indústria vidreira e a agricultura. A programação se encerrará com visitas aos monumentos naturais, Grota do Angico e cânions do São Francisco e a um lixão desativado, que será transformado por meio de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prads).

O Ministério Público de Sergipe e outras instituições parceiras integram a iniciativa, contribuindo para a estruturação de projetos inovadores voltados à gestão de resíduos e à sustentabilidade ambiental no estado. Com essa parceria, espera-se avançar na adoção de práticas sustentáveis e na geração de novas oportunidades para a economia verde em Sergipe.

Sobre a Ambipar

A Ambipar é uma empresa brasileira líder em gestão ambiental, oferecendo soluções integradas para resíduos, emergências químicas e valorização de materiais. Com atuação global, a empresa desenvolve tecnologias inovadoras para promover a sustentabilidade e a economia circular, auxiliando governos e indústrias na implementação de práticas ambientais responsáveis.

Em Sergipe, a Ambipar tem desenvolvido projetos voltados para a recuperação de áreas degradadas, a gestão eficiente de resíduos sólidos e a valorização de materiais recicláveis. O Termo de Cooperação com a Agência Desenvolve-SE visa potencializar essas iniciativas, explorando novas oportunidades para a economia verde no estado e promovendo soluções inovadoras para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.

Agência Desenvolve-SE e Seplan promovem encontro para fortalecer ecossistema de inovação

Agência Desenvolve-SE e Seplan promovem encontro para fortalecer ecossistema de inovação

O evento proporcionou um espaço dinâmico para troca de experiências, alinhamento de ações conjuntas e fortalecimento do ecossistema de inovação no estado.

Profissionais, instituições públicas e privadas, especialistas e entusiastas da tecnologia e inovação se reuniram nesta terça-feira, 25, em um encontro promovido pela Agência Desenvolve-SE em parceria com a Subsecretaria de Transformação Digital e Inovação da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe (STDI/Seplan). O evento proporcionou um espaço dinâmico para troca de experiências, alinhamento de ações conjuntas e fortalecimento do ecossistema de inovação no estado.

A reunião teve como objetivo não apenas apresentar iniciativas institucionais, mas também escutar os diversos atores do setor e entender como potencializar as ações existentes. “Nosso propósito é alinhar os projetos não apenas com as diretrizes da Seplan, mas também com as necessidades de startups, iniciativas empresariais e estudantes. A inovação acontece quando criamos um ambiente propício para parcerias estratégicas e desenvolvimento de soluções conjuntas”, destacou o subsecretário de Transformação Digital e Inovação, Walter Andrade Junior.

Entre as iniciativas apresentadas, o destaque foi para o Conecta-SE, projeto que busca ampliar o acesso à internet em Sergipe e modernizar o diálogo entre governo e população. Também foi discutida a implementação do hub de inovação, um espaço estruturado para fomentar o crescimento de startups e atrair investimentos para o estado.

A Agência Desenvolve-SE ressaltou sua atuação na atração de investimentos para a área de inovação. “Estamos trabalhando em diversas frentes e discutimos como conectá-las ao ecossistema que Sergipe está estruturando. Além disso, apresentamos as ações que estão sendo executadas dentro do planejamento da Agência. Foi um momento importante de alinhamento com os diversos setores presentes. Nosso objetivo é fomentar o hub de inovação, criando um ambiente favorável para o surgimento de novas startups e a atração de investimentos”, afirmou o diretor de relações internacionais e atração de investimentos da Agência Desenvolve-SE, Ademario Alves. 

O encontro também contou com a participação de representantes do Tiradentes Innovation Center, Hub Xingó, CajuHub e SergipeTEC, que apresentaram suas iniciativas para fortalecer a inovação em Sergipe. O presidente do Tiradentes Innovation Center, Domingos Machado, ressaltou o papel da inovação social na democratização do conhecimento e no desenvolvimento do estado. “A inovação é uma ferramenta poderosa para investir na educação, atrair empresas e transformar Sergipe em um polo de destaque”, pontuou.

Já o gestor de projetos do SergipeTEC, Vitor Vaz, reforçou a necessidade de interiorizar o desenvolvimento tecnológico. “Desde a nossa concepção, atuamos como centro vocacional para alunos em Aracaju, mas o interior também tem potencial para formar profissionais e gerar empresas inovadoras. Com o fortalecimento desse trabalho, poderemos expandir ainda mais as oportunidades para outras regiões do estado”, explicou.

Desafios e oportunidades

Ao final das apresentações, foi aberto um espaço para que os participantes compartilhassem experiências, desafios e sugestões para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Sergipe. Entre os principais pontos levantados, destacou-se a necessidade de ampliar a comunicação sobre as iniciativas disponíveis e facilitar o acesso das instituições aos recursos e parcerias.

Uma das propostas discutidas foi a criação de um site reunindo informações sobre as instituições que integram o ecossistema e as ações executadas. A partir dessas sugestões, novas reuniões serão agendadas para aprimorar o diálogo e consolidar estratégias que impulsionem a inovação em Sergipe, tornando o estado cada vez mais atrativo para novos investimentos e desenvolvimento tecnológico.

Sergipe recebe menção honrosa em prêmio nacional de PPPs e concessões

Sergipe recebe menção honrosa em prêmio nacional de PPPs e concessões

Trabalhos já iniciados da Adutora do Curralinho, ainda na fase de operação assistida pela empresa vencedora do processo, evidenciam sucesso do projeto premiado

O Estado de Sergipe foi reconhecido com menção honrosa no Prêmio P3C – PPPs e Concessões 2025, realizado em São Paulo, pelo Projeto de Concessão Parcial do Abastecimento de Água e do Esgotamento Sanitário em 74 municípios. A iniciativa, estruturada pela Agência Desenvolve-SE, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ficou entre as melhores do país na categoria ‘PPPs e Concessões’.

Em sua 4ª edição, o Prêmio P3C destacou projetos de infraestrutura, serviços sociais e ativos ambientais, reconhecendo o trabalho de poderes concedentes, agências reguladoras e concessionárias na estruturação e gestão de contratos, além de profissionais que contribuíram para o avanço do setor.

Para o presidente da Agência Desenvolve-SE, Milton Andrade, a premiação reforça a atratividade de Sergipe para investidores. “Agradecemos ao BNDES pela parceria na estruturação do projeto e aos investidores pela confiança. Sergipe oferece segurança jurídica, um ambiente de negócios favorável e oportunidades para quem quer investir”, destaca.

A premiação foi acompanhada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo. Para ele, o reconhecimento reafirma a competência da gestão estadual na busca por soluções eficientes para o saneamento. “Estar entre os três melhores projetos do país demonstra a visão estratégica do governador Fábio Mitidieri e seu compromisso com a melhoria dos serviços de água e esgoto em Sergipe. Esse é um passo essencial para resolver problemas históricos e garantir mais qualidade de vida para a população”, ressalta.

Já o diretor de Parcerias Estratégicas Público-Privadas da Desenvolve-SE, Bruno Sad, ressaltou os impactos positivos do reconhecimento. “Nosso projeto foi selecionado entre mais de 210 inscritos e trará mais visibilidade para Sergipe, especialmente no eixo Rio-São Paulo. Isso significa mais empregos, renda e novas parcerias para beneficiar a população”, afirma.

O projeto integra os esforços do BNDES para transformar o saneamento no Brasil e já é o 13º concluído pelo banco. “Antecipamos metas de abastecimento de água antes do prazo legal, beneficiando cerca de 2,2 milhões de sergipanos. Agradecemos a confiança do Governo do Estado”, destaca a chefe do Departamento de Estruturação de Projetos de Saneamento do BNDES, Luciana Capanema. 

Ainda na fase de operação assistida, a Iguá Saneamento já deu início às ações de melhoria em Sergipe, a exemplo da obra da Adutora Curralinho, em Poço Redondo, investimento histórico que vai beneficiar 33 mil sergipanos, além de resolver um problema de mais de cinco décadas no que se refere ao abastecimento de água. Iniciado no último dia 18, o projeto consiste na instalação de uma tubulação de 14 km, conectando a Estação de Tratamento de Água, localizada no Povoado Curralinho, ao reservatório da cidade. Com isso, Poço Redondo passará a ter um sistema próprio de abastecimento, deixando de depender da Adutora do Alto Sertão, garantindo maior autonomia hídrica para a população.

Leilão e investimentos

Os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes) foram leiloados na B3, em São Paulo, em agosto de 2024. A concessionária Iguá Saneamento venceu o certame com um lance de R$ 4,5 bilhões, representando um ágio de 122,63% sobre o valor mínimo de outorga previsto no edital.

O projeto, estruturado pelo BNDES com apoio da Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência da República, terá um contrato de 35 anos e prevê investimentos de R$ 6,3 bilhões, além da geração de 20 mil empregos diretos e indiretos.

Última atualização: março 6, 2025 11:08 am.