Desenvolve-SE contribui com estudos de viabilidade da nova ponte Aracaju–Barra

Desenvolve-SE contribui com estudos de viabilidade da nova ponte Aracaju–Barra

O anteprojeto da nova ponte, elaborado com base nas análises de custo-benefício da Desenvolve-SE, foi entregue ao Governo do Estado nesta segunda-feira, 30.

A Agência Desenvolve-SE, participou, nesta segunda-feira, 30, da entrega antecipada do anteprojeto da nova ponte Aracaju-Barra. A Desenvolve-SE colaborou com a iniciativa do Governo do Estado com a análise de custo-benefício e financiabilidade do empreendimento. Também atuou com estudos técnicos de contratação e mecanismos para viabilizar a obra. As análises vão ajudar na elaboração do termo de referência para a licitação.

Desde 2023, a Desenvolve-SE integra o grupo de trabalho que avalia os produtos do consórcio contratado. A Agência contribuiu com recomendações que embasaram a escolha pela contratação integrada como modelo de licitação. Esse modelo, previsto na nova Lei de Licitações, une projeto executivo e execução da obra pela mesma empresa. Dessa forma, a contratação integrada traz mais agilidade, inovação e eficiência ao processo de construção.

Segundo Bruno Sad, diretor de parcerias público-privadas da Agência, a escolha foi vantajosa em custo-benefício e qualidade. “Nossa atuação esteve concentrada na análise dos mecanismos de contratação e da financiabilidade do projeto. Além da verificação da análise de benefícios da ponte, se confirmou a viabilidade da proposta. Essa modalidade oferece uma margem maior de discricionariedade para que o setor privado proponha soluções técnicas, sobretudo, o que pode trazer mais inovação e eficiência ao processo”, destacou.

Papel estratégico

A participação da Desenvolve-SE no projeto, não apenas reforça seu papel estratégico no fomento ao desenvolvimento econômico de Sergipe, como contribui tecnicamente com articulação institucional para viabilizar grandes projetos de infraestrutura. Dessa forma, a expectativa do Governo é publicar o edital de licitação já em agosto, e, até o fim de 2025, dar início efetivo à construção da nova ponte e de seus viadutos de acesso na Coroa do Meio.


Leia também: Capacitação da Desenvolve-SE prepara profissionais para decisões públicas mais eficientes em Sergipe

Sergipe recebe embaixadora e cônsul da Espanha para estreitar laços de cooperação

Sergipe recebe embaixadora e cônsul da Espanha para estreitar laços de cooperação

Visita é o primeiro contato da embaixadora Maria del Mar Fernández-Palacios com o estado

Sergipe recebeu nesta semana a embaixadora da Espanha no Brasil, Maria del Mar Fernández-Palacios, e o cônsul espanhol, Ignacio Pérez Cambra. Eles foram recebidos pela Agência Desenvolve-SE no Memorial de Sergipe, e recepcionados pelo governador Fábio Mitidieri no Palácio Museu Olímpio Campos. A visita é o primeiro contato oficial da embaixadora com Sergipe.

A visita reforça os laços bilaterais ao nível estadual, abre portas para investimentos espanhóis em Sergipe e consolida a presenta espanhola no Nordeste através do consulado honorário da Espanha em Aracaju. Na ocasião, também aconteceu a apresentação do empresário e economista com trajetória em Sergipe, Paulo Escariz, como cônsul honorário.

Segundo o secretário especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe (Seplan), Júlio Filgueira, a iniciativa representa a criação de um espaço de acolhimento aos espanhóis residentes no estado e o fortalecimento das relações bilaterais. “Tivemos uma agenda bastante promissora: aprofundamos a rodada de negócios para deixarmos às mostras da potencialidade que tem nossos investimentos para recepcionar novos, além de divulgarmos Sergipe como um destino viável”, disse.

A Agência Desenvolve-SE já iniciou articulações com a Câmara de Comércio Brasil-Espanha para atrair novos investimento ao estado. “Nessa oportunidade, tivemos a chance de mostrar o potencial de Sergipe no turismo, no desenvolvimento econômico e na indústria, além de destacar as parcerias com empresas espanholas que já atuam no estado, como a Carmo Energy e o Grupo Aena, responsável pela administração do aeroporto”, destacou o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade.

“Foi um momento importante para estreitar ainda mais os laços com quem já investe em Sergipe, buscando expandir os investimentos. A Desenvolve-SE segue atuando nas relações nacionais e internacionais, levando Sergipe para o mundo”, acrescentou Milton.

Expectativas superadas

A embaixadora da Espanha no Brasil, Maria del Mar Fernández-Palacios, destacou o interesse em apoiar iniciativas que ampliem a cooperação entre os dois territórios. “Discutimos grandes possibilidades de parcerias conjuntas em diferentes áreas. Vimos oportunidades nos setores de turismo, engenharia, para a realização de obras públicas. Há muitas empresas espanholas já atuando em obras que estão sendo executadas. Também falamos sobre os estudantes, uma possível parceria na área da cultura e, na área da educação, promovendo o ensino da língua espanhola no estado”, revelou.

Para o cônsul espanhol, Ignacio Pérez Cambra, a visita superou as expectativas. “Em primeiro lugar, quero agradecer a cooperação, a parceria do Governo de Sergipe, pois estamos tendo uma experiência realmente extraordinária. Tivemos a oportunidade de estabelecer um vínculo com o governador Fábio, e tudo correu muito bem. Foi uma reunião muito positiva, na qual falamos sobre a possibilidade de reforçar os laços já existentes e também de explorar novas parcerias. Espero que nossa próxima visita não demore a acontecer”, declarou.

O cônsul honorário em Aracaju, Paulo Escariz, ressaltou o momento é de grande satisfação: “Estamos muito contentes em receber a embaixadora da Espanha e o cônsul da Espanha em Salvador na abertura do Consulado Honorário da Espanha em Aracaju. Este momento marca o fortalecimento das relações entre a Espanha e Sergipe, reforçando os laços culturais e institucionais entre as duas regiões”.

Relações Brasil-Espanha

As relações com a Espanha têm se fortalecido significativamente nos últimos anos, posicionando o país europeu como o segundo maior investidor estrangeiro direto no Brasil. Destaque para setores estratégicos como energia (com atuação do Grupo Santander), telecomunicações (por meio da operadora Vivo), seguros e infraestrutura.

Essa parceria foi consolidada por meio de acordos bilaterais recentes (2023-2025), que abrangem áreas como educação, trabalho, logística (com destaque para o Novo PAC) e ciência e tecnologia.

No campo econômico, os dados revelam que as exportações brasileiras para a Espanha são altamente concentradas em commodities, com o petróleo bruto respondendo por 40% do total, seguido por açúcares. Em contrapartida, o fluxo de investimentos espanhóis no Brasil atingiu a marca expressiva de US$ 52 bilhões em 2022, reforçando a importância da relação para ambos os países.

Oportunidades para Sergipe

A visita da embaixadora abriu caminho para oportunidades estratégicas voltadas ao desenvolvimento de Sergipe. Entre os principais eixos discutidos está a atração de investimentos espanhóis em setores prioritários para o estado, como turismo, energias renováveis e infraestrutura logística.

Também foram abertas perspectivas para parcerias estratégicas com a Câmara de Comércio Brasil-Espanha, focadas em facilitar negócios e promover missões comerciais bilaterais. Entre as ações em discussão estão a organização de rodadas de negócios para empresas sergipanas, o intercâmbio de boas práticas em setores como agronegócio e tecnologia, e o apoio à internacionalização de pequenas e médias empresas do estado.

Foi proposta ainda uma cooperação técnica para projetos inovadores, incluindo consultorias para a promoção internacional de Sergipe e ações sustentáveis. Outro tema relevante foi a conectividade aérea, com discussões sobre a viabilidade de voos diretos entre a Espanha e o Nordeste brasileiro, facilitando o fluxo de turistas e empresários.

Por fim, destacou-se a agenda cultural e educacional, com possíveis parcerias para expandir o ensino da língua espanhola e promover intercâmbios acadêmicos, fortalecendo os laços culturais entre as regiões.


Governador discute potencialidades turísticas de Pacatuba

Governador discute potencialidades turísticas de Pacatuba

Em reunião com autoridades municipais e estaduais, foi apresentado projeto de urbanização em desenvolvimento para desenvolver turismo da região

O governador Fábio Mitidieri se reuniu nesta terça-feira, 10, com representantes do ‘Projetar-SE’, da Prefeitura Municipal de Pacatuba e da consultoria Urban Systems, e secretários,  para alinhar os próximos passos do plano de desenvolvimento da região de Pacatuba. O encontro, que também contou com a presença da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), marcou a apresentação do diagnóstico da área e o início da estruturação do plano de ação.

Durante a reunião, foi apresentado o projeto de urbanização em desenvolvimento pelo ‘Projetar-SE’, que contempla intervenções na orla da Ponta dos Mangues, em Pacatuba. A proposta foi discutida de forma integrada com a Urban Systems, empresa contratada para elaborar o Plano de Desenvolvimento Turístico de Sergipe. Em atendimento a uma solicitação do governador feita ainda na última reunião do programa ‘Acelera Sergipe’, a intenção é pensar para além da área imediata do projeto, estruturando um plano mestre que contemple o uso sustentável e coordenado do solo em toda a região, com apoio da prefeitura local.

“Transformar a vida das pessoas é uma tarefa difícil. A gente tem que ter muito cuidado na forma como vai fazer isso. Por isso, esse momento é importante para darmos um passo certo desde o início. Cuidar da licenciabilidade, entender o impacto. É isso que vai dar segurança para avançarmos. Não adianta atrair o turista sem estrutura. Ele não vai deixar renda, não vai permanecer. O que queremos é uma área que possa crescer com pousadas, restaurantes e espaços de convivência bem pensados, que funcionem também à noite, como uma galeria com arcos, uma orla viva, organizada e bonita”, explicou o governador Fábio Mitidieri.

A prefeita de Pacatuba, Iara Martins, destacou a importância da união de esforços para viabilizar o projeto com responsabilidade ambiental e foco no desenvolvimento econômico. “A expectativa é muito boa. É um passo muito importante para que os projetos da nossa região venham a se concretizar. O turismo vai despontar, a economia vai avançar. Mas tudo isso com muito cuidado, com sustentabilidade e com a população sendo respeitada. Agradecemos muito ao olhar atento do governador, que está voltado para nossa região”, afirmou.

Segundo o diretor de Atração de Investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves, dois trabalhos estão sendo conduzidos em paralelo: o projeto de urbanização da orla, coordenado pelo ‘Projetar-SE’, e o master plan turístico que está sendo elaborado pela Urban Systems. “A ideia é fazer um planejamento estratégico que prepare a região para receber, futuramente, hotéis, bares, restaurantes e atrativos turísticos. Mas o principal desafio é a questão ambiental, pois a área está próxima de uma reserva biológica. Por isso, é fundamental que tudo seja feito de forma coordenada, validado pelos órgãos competentes, para garantir segurança jurídica e sustentabilidade”, ressaltou.

Secom/Governo de Sergipe
Fotos: Arthur Soares

Governo recebe diagnóstico turístico do estado para elaboração de plano estratégico 

Governo recebe diagnóstico turístico do estado para elaboração de plano estratégico 

Entrega do estudo pela Urban Systems, consultoria contratada pela Desenvolve-SE, faz parte da primeira etapa da elaboração do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos do estado.

A Agência Desenvolve-SE e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) deram mais um passo em direção à elaboração do Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos de Sergipe. Nesta terça-feira, 10, a empresa especializada Urban Systems entregou o diagnóstico turístico do estado, como parte da primeira etapa da construção do plano. No relatório constam a análise socioeconômica, ambiental e urbana, além da matriz SWOT de oportunidades e ameaças.

O diagnóstico detalhado dos polos culturais e turísticos analisa dados demográficos, econômicos, educacionais e de infraestrutura. O estudo inclui projeções socioeconômicas, mapeia o mercado do turismo e identifica ações públicas e privadas que impulsionam o setor. Também avalia a oferta turística, tanto em patrimônios naturais e culturais quanto em serviços. Por fim, aponta desafios e oportunidades para o crescimento sustentável, considerando a concorrência e o impacto das políticas públicas.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou o papel ativo da Setur em todas as etapas do desenvolvimento do turismo no estado. “A secretaria está diretamente envolvida desde o início, trabalhando em parceria com os setores público e privado. Nossa atuação transversal garante que o planejamento seja alinhado às necessidades reais do mercado, promovendo uma gestão eficiente, transparente e com segurança jurídica para os empresários. Estamos comprometidos em acompanhar cada fase do processo para fortalecer o setor e aproveitar os investimentos que chegam, sempre com foco na qualidade de vida dos sergipanos”, afirmou.

Nesse contexto, a Desenvolve-SE vem atuando na estruturação dos destinos turísticos do estado, com o principal objetivo de tornar Sergipe mais atrativo para investidores. “Com o diagnóstico em mãos, conseguimos identificar as regiões com maior potencial e, a partir disso, vamos desenvolver estratégias específicas para cada uma. A ideia é estruturar os destinos de forma planejada, criando um ambiente favorável para a chegada de novos investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável para o estado”, explicou o diretor de relações internacionais e atração de investimentos da agência, Ademário Alves.

Metodologia

Reconhecida pela especialização em planejamento urbano e desenvolvimento econômico, a Urban Systems utilizou uma metodologia robusta e abrangente para a elaboração do diagnóstico. A equipe da consultoria empregou análise geoespacial e dados de bases públicas consolidadas, como IBGE, SNIS e SERhidro, além de recursos de inteligência artificial para análise exploratória e cruzamento de dados. A metodologia também incluiu a realização de visitas técnicas e workshops colaborativos com agentes locais e servidores em cinco polos microrregionais estratégicos do estado.

“Foram quatro meses de trabalho com entrevistas, workshops e coleta de informações que nos permitiram identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades dos principais polos turísticos do estado. Agora, entramos na segunda fase, com o desenvolvimento dos planejamentos estratégicos e das ações necessárias para posicionar Sergipe no cenário nacional e internacional”, explicou o consultor Franklin Mira, que também apontou como surpreendente a riqueza de atrativos locais ainda desconhecidos do grande público – o que representa uma grande oportunidade de crescimento para o setor.

 Próximas etapas

O diagnóstico turístico é uma etapa crucial para as fases seguintes do projeto. A partir desses dados, serão elaborados o plano estratégico colaborativo e estratégias de desenvolvimento; e decididos os destinos turísticos específicos a serem estruturados na etapa subsequente, que inclui planos de ação para cada destino específico. O projeto completo tem previsão de conclusão até novembro de 2025 e visa posicionar o estado como um destino competitivo em três eixos principais: experiências únicas, infraestrutura qualificada e atratividade de investimentos.

Governo e Prefeitura de Estância firmam parceria para criação de Unidade de Conservação

Governo e Prefeitura de Estância firmam parceria para criação de Unidade de Conservação

O Acordo de Cooperação Técnica visa estudos para criação da ARIE na Praia do Saco e otimização de recursos de compensação ambiental

O Governo de Sergipe, através da Desenvolve-SE e a Prefeitura de Estância deram um importante passo para a preservação ambiental e atração de investimento para o estado. Em reunião realizada na última segunda-feira, 2, as instituições assinaram, simbolicamente, um Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), na Praia do Saco, município de Estância. A iniciativa não só promove a conservação da biodiversidade, mas, também, abre portas para projetos inovadores.

O projeto, alinhado à Lei Federal n.º 9.985/2000, prevê estudos técnicos para diagnóstico ambiental e plano de manejo, garantindo a proteção dessa área de grande valor ecológico. A Desenvolve-SE atuará como intermediária na comercialização de créditos de carbono gerados pela ARIE, impulsionando ações de sustentabilidade, economia circular e descarbonização. 

De acordo com o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, essa é mais uma iniciativa do governador Fábio Mitidieri, que, há duas semanas, liderou uma ampla reunião para regularização da Praia do Saco. “A Desenvolve-SE vai fazer os estudos de impacto ambiental e para a implantação da área de Relevante Interesse Ecológico, a ARIE. Com esse estudo, damos sequência para o cumprimento dos itens propostos no acordo e com isso, muito em breve, nós teremos uma nova realidade no Litoral Sul, em especial no Litoral de Estância”, afirma.

O prefeito de Estância, André Graça, ressaltou a importância da colaboração entre os entes públicos. “Deixo o nosso agradecimento ao Governo do Estado, na pessoa do governador Fábio Mitidieri, e, também, à Desenvolve-SE, que tem conduzido com dedicação essa pauta tão relevante para o estado e, em especial, para o nosso município de Estância. Tenho certeza de que vamos continuar avançando”, conclui.

A criação da ARIE da Praia do Saco representará um passo importante para o desenvolvimento de iniciativas voltadas à sustentabilidade, incluindo projetos de economia circular, logística reversa, descarbonização, conservação da biodiversidade e restauração florestal. Além disso, possibilitará a geração e comercialização de créditos de carbono. A Desenvolve-SE será responsável por intermediar e promover a comercialização desses créditos, fortalecendo a viabilidade econômica e ambiental da ARIE.

O projeto servirá como piloto para futuras iniciativas, estabelecendo um fluxo permanente para recursos de compensação ambiental. Com essa ação, a Desenvolve-SE reafirma seu papel estratégico na promoção do desenvolvimento sustentável em Sergipe, aliando preservação ambiental e crescimento econômico.

Outro tema central da reunião foi a captação de recursos de compensação ambiental, como os R$ 1,5 milhão provenientes da obra do Complexo Viário Maria do Carmo Alves, em Aracaju. A proposta é que a Desenvolve-SE gerencie parte desses recursos para agilizar processos e aplicar em novas Unidades de Conservação.

O que é ARIE?

A Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE), é uma das categorias de Unidades de Conservação previstas no Brasil. Atualmente, o país conta com cinco tipos principais de áreas protegidas: Terras Indígenas, Territórios Quilombolas, Áreas de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Unidades de Conservação (UC). Dentro das Unidades de Conservação, existem 12 subcategorias, sendo a ARIE uma delas.

As ARIEs se destacam por serem áreas, geralmente, de pequena extensão, mas com características naturais únicas que demandam proteção especial por parte do Poder Público, visando a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas locais. 

Última atualização: junho 3, 2025 11:10 am.