Governo recebe diagnóstico turístico do estado para elaboração de plano estratégico 

Governo recebe diagnóstico turístico do estado para elaboração de plano estratégico 

Entrega do estudo pela Urban Systems, consultoria contratada pela Desenvolve-SE, faz parte da primeira etapa da elaboração do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos do estado.

A Agência Desenvolve-SE e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) deram mais um passo em direção à elaboração do Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos de Sergipe. Nesta terça-feira, 10, a empresa especializada Urban Systems entregou o diagnóstico turístico do estado, como parte da primeira etapa da construção do plano. No relatório constam a análise socioeconômica, ambiental e urbana, além da matriz SWOT de oportunidades e ameaças.

O diagnóstico detalhado dos polos culturais e turísticos analisa dados demográficos, econômicos, educacionais e de infraestrutura. O estudo inclui projeções socioeconômicas, mapeia o mercado do turismo e identifica ações públicas e privadas que impulsionam o setor. Também avalia a oferta turística, tanto em patrimônios naturais e culturais quanto em serviços. Por fim, aponta desafios e oportunidades para o crescimento sustentável, considerando a concorrência e o impacto das políticas públicas.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destacou o papel ativo da Setur em todas as etapas do desenvolvimento do turismo no estado. “A secretaria está diretamente envolvida desde o início, trabalhando em parceria com os setores público e privado. Nossa atuação transversal garante que o planejamento seja alinhado às necessidades reais do mercado, promovendo uma gestão eficiente, transparente e com segurança jurídica para os empresários. Estamos comprometidos em acompanhar cada fase do processo para fortalecer o setor e aproveitar os investimentos que chegam, sempre com foco na qualidade de vida dos sergipanos”, afirmou.

Nesse contexto, a Desenvolve-SE vem atuando na estruturação dos destinos turísticos do estado, com o principal objetivo de tornar Sergipe mais atrativo para investidores. “Com o diagnóstico em mãos, conseguimos identificar as regiões com maior potencial e, a partir disso, vamos desenvolver estratégias específicas para cada uma. A ideia é estruturar os destinos de forma planejada, criando um ambiente favorável para a chegada de novos investimentos que gerem emprego, renda e desenvolvimento sustentável para o estado”, explicou o diretor de relações internacionais e atração de investimentos da agência, Ademário Alves.

Metodologia

Reconhecida pela especialização em planejamento urbano e desenvolvimento econômico, a Urban Systems utilizou uma metodologia robusta e abrangente para a elaboração do diagnóstico. A equipe da consultoria empregou análise geoespacial e dados de bases públicas consolidadas, como IBGE, SNIS e SERhidro, além de recursos de inteligência artificial para análise exploratória e cruzamento de dados. A metodologia também incluiu a realização de visitas técnicas e workshops colaborativos com agentes locais e servidores em cinco polos microrregionais estratégicos do estado.

“Foram quatro meses de trabalho com entrevistas, workshops e coleta de informações que nos permitiram identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades dos principais polos turísticos do estado. Agora, entramos na segunda fase, com o desenvolvimento dos planejamentos estratégicos e das ações necessárias para posicionar Sergipe no cenário nacional e internacional”, explicou o consultor Franklin Mira, que também apontou como surpreendente a riqueza de atrativos locais ainda desconhecidos do grande público – o que representa uma grande oportunidade de crescimento para o setor.

 Próximas etapas

O diagnóstico turístico é uma etapa crucial para as fases seguintes do projeto. A partir desses dados, serão elaborados o plano estratégico colaborativo e estratégias de desenvolvimento; e decididos os destinos turísticos específicos a serem estruturados na etapa subsequente, que inclui planos de ação para cada destino específico. O projeto completo tem previsão de conclusão até novembro de 2025 e visa posicionar o estado como um destino competitivo em três eixos principais: experiências únicas, infraestrutura qualificada e atratividade de investimentos.

Última atualização: junho 10, 2025 4:00 pm.