Campanha de doação de sangue mobilizou servidores em gesto de solidariedade
A campanha de doação de sangue contribuiu com o estoque do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e fortaleceu o senso de comunidade.

Uma mobilização solidária tomou conta da Desenvolve-SE, na última sexta-feira, com a campanha de doação de sangue. A ação em parceria com o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) resultou em 50 cadastros e 40 doações efetivas. Além disso, também foram feitas novas inscrições no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
A iniciativa, que envolveu servidores de diversas secretarias do Estado, não apenas reforçou os estoques do Hemose como também fortaleceu o espírito comunitário entre os colaboradores do serviço público. Quem já doa com frequência celebrou mais um dia de solidariedade, e quem nunca tinha doado, encontrou na campanha o impulso que faltava para começar.
Segundo a idealizadora, Letícia Rezende, assessora da Desenvolve-SE, a campanha cumpriu o propósito e com isso, espera-se torná-la periódica. “Essa campanha foi importante para motivar os servidores a contribuírem, a doarem sangue. É um ato de solidariedade e também aumenta o senso comunitário dentro das repartições do Estado. Espero que isso possa se tornar uma prática que a gente possa continuar promovendo esse tipo de campanha e outras que também contribuam com a sociedade”, disse.
Uma ação simples que salva vidas
Para a assessora Priscila Rodrigues, essa foi a primeira doação de sangue. “Eu já tinha vontade de fazer parte dessa campanha, mas nunca tomei a iniciativa. Então, aproveitei a ação da Desenvolve-SE, que proporcionou isso aqui na sede, para a gente poder participar e eu adorei”, contou.
Já para a engenheira do Projetar-SE, Vanessa Santana, doar sangue é uma prática costumeira. “Eu já sou doadora assídua. Doo a cada três meses, já estava no tempo de doar novamente, mas fiquei esperando chega o dia da doação na Desenvolve-SE. Então, é mais um dia na minha rotina de doação. Eu acho que faz uma diferença no mundo ajudar a salvar vidas”, destacou.
Por que doar sangue é tão importante?
Doar sangue é essencial porque o sangue não pode ser fabricado artificialmente e é vital para salvar vidas em diversas situações médicas, como cirurgias, acidentes, tratamentos de doenças graves e partos de risco. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Foi o que motivou o assistente administrativo José Dantas a doar também. “Ajudar ao próximo, esse é o maior intuito que a gente precisa ter”, concluiu.
Leia também: Agência Desenvolve-SE promove oficina para fortalecimento da economia criativa