Governo realiza workshop de cocriação do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos
Workshop de cocriação no alto sertão integra a segunda etapa do plano, que será concluído em novembro com projetos prioritários para todo o estado

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur/SE), realizou, na última quinta-feira, 28, o workshop de cocriação do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos, em Canindé de São Francisco. A etapa marca a construção coletiva de propostas para fortalecer a atividade turística e atrair investimentos para a região.
Conduzido com suporte técnico da consultoria contratada Urban Systems, o encontro integra a segunda fase do plano, que iniciou com um amplo diagnóstico participativo realizado em diversas regiões do estado. Agora, o objetivo é transformar os resultados levantados em planos de ação alinhados às vocações locais, por meio de dinâmicas que reúnem representantes do poder público, do trade turístico e da sociedade civil.
Segundo o diretor de Relações Internacionais e Atração de Investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves, a consultoria já possui uma vasta quantidade de dados do estado, que nortearão as etapas seguintes. “Agora, ficará muito mais fácil construir esse plano de ação e, também, o masterplan de cada uma dessas regiões turísticas. Esse estudo é fundamental para que a gente dê a segurança para novos investidores, sejam eles de redes de hotéis, de resorts, enfim, pousadas, para que esses novos investidores possam realmente colocar novos investimentos aqui no estado, construir novos projetos”, destacou.
O coordenador de Captação de Investimentos da Setur, Caio Lucas de Moura Morais, explicou que o workshop de cocriação do Plano de Turismo e Investimentos do Estado de Sergipe, realizado no alto sertão, teve como objetivo coletar informações que irão subsidiar o documento final. “A iniciativa busca, além de ouvir os atores locais, qualificar a infraestrutura e fomentar a atração de investimentos para a região, de modo que o Alto Sertão possa se consolidar como um destino turístico de destaque em Sergipe e no Brasil”, explicou.
A secretária de Turismo de Canindé de São Francisco, Elisangela Souza, destacou a importância da realização do Workshop de Cocriação do Plano de Investimento em Turismo no município. Segundo ela, esta é a segunda etapa do processo, cujo propósito é fortalecer cada vez mais o setor. “Ouvimos a participação do trade turístico para podermos fomentar e consolidar o turismo no nosso município”, ressaltou.
De acordo com a consultora da Urban Systems, Mariê Xavier, o workshop marca a segunda etapa do projeto de atração de investimentos para o turismo, com foco inicial na região do alto sertão. “Conduzimos dinâmicas com a participação dos atores locais, de forma a trazer ideias e desenvolver projetos que atendam às necessidades da região. O objetivo é construir um plano de ação que considere essas percepções e contribuições, permitindo que avancemos para a fase final do projeto, prevista para ser concluída até o fim deste ano. Essa mesma metodologia será aplicada posteriormente em outras regiões do estado de Sergipe”, concluiu.
Próximos passos
Os destinos com maior potencial turístico da região já foram selecionados a partir do diagnóstico realizado pela consultoria. Com isso, será iniciada a etapa de estruturação individual de cada destino, com a elaboração de um plano de ação detalhado e um planejamento específico para cada localidade.
Na sequência, será desenvolvido o masterplan, reunindo informações estratégicas sobre a localização de empreendimentos e os perfis ideais para cada área. Essa nova fase permitirá transformar os dados levantados em ferramentas práticas para que investidores possam tomar decisões seguras, colocando Sergipe no radar de investidores nacionais e internacionais do setor de turismo.
O plano
O Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos tem previsão de conclusão para novembro deste ano. O documento final reunirá os projetos prioritários por destino, além de apresentar estratégias para ordenamento e qualificação da infraestrutura, roteirização turística, ações de promoção do estado e mecanismos para atração de investimentos públicos e privados.
A iniciativa contempla todas as regiões de Sergipe – do Litoral ao Sertão – e integra a estratégia do Governo de Sergipe de impulsionar o desenvolvimento regional a partir do turismo.
Leia também: Governo recebe diagnóstico turístico do estado para elaboração de plano estratégico