Desenvolve-SE avança no Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos em Sergipe
Foram concluídas as etapas finais do Plano Estratégico de Destinos Turísticos em Sergipe e apresenta síntese preliminar para o Alto Sertão e Litoral Sul

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) avançou para a fase final do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos. Após concluir o diagnóstico e a etapa de cocriação de propostas, a Agência reuniu técnicos, gestores e representantes do trade turístico em workshops realizados nos dias 17 e 18. As atividades marcaram a validação da Etapa 3 para os primeiros destinos priorizados: Alto Sertão e Litoral Sul. No dia 19, ocorreu a apresentação preliminar dos resultados antes da construção dos planos de ação.
O projeto de estruturação de destinos turísticos para atração de investimentos em Sergipe está sendo construído em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e com a consultoria especializada da Urban Systems.
Assim como nas etapas anteriores, o plano estratégico foi trabalhado de forma colaborativa. Os workshops incluíram apresentação da metodologia, setorização, mapa macro, mapeamento coletivo e discussão de diretrizes, prazos, riscos e indicadores. O planejamento final foi dividido em quatro horizontes temporais, ganhos rápidos, curto, médio e longo prazo, garantindo uma visão estratégica até 2050 para o desenvolvimento dos destinos turísticos de Sergipe.
Segundo o diretor de Relações Internacionais e Atração de Investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves, a consolidação das informações é fruto de meses de trabalho. “Iniciamos em fevereiro e percorremos todo o estado a partir de abril. Agora, concluímos os workshops do Alto Sertão e do Litoral Sul, reunindo dados diretamente da população. Com isso, consolidamos um plano exequível para impulsionar o desenvolvimento do turismo nessas regiões”, afirmou.
Para o diretor de Turismo de Estância, Wesley Nascimento, a construção participativa do plano fortalece o turismo sustentável. Ele destacou que a atuação conjunta entre Desenvolve-SE, Governo do Estado e prefeituras amplia o conhecimento técnico e contribui para políticas locais. “Estamos muito satisfeitos, porque esses encontros nos proporcionaram mais conhecimento para a aprovação do nosso Plano Municipal de Turismo. Agradecemos e reforçamos nosso desejo por um desenvolvimento cada vez melhor do turismo no estado de Sergipe”, enfatizou.
Metodologias e Síntese Preliminar
A Etapa 3 do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos organizou e refinou os diagnósticos produzidos anteriormente, por meio de duas metodologias. “A setorização utiliza mapas colaborativos para definir diretrizes de forma territorializada. Já a priorização de propostas usa o modelo lógico para organizar as etapas que transformam essas diretrizes em ações, investimentos e desenvolvimento sustentável para Sergipe”, explicou a consultora da Ikone (parceira da Urban Systems), Clarissa Bonvent.
Com o encerramento das três etapas: diagnóstico, cocriação de propostas e definição das diretrizes, a Desenvolve-SE consolidou todo o conteúdo em uma visão integrada. A síntese considera as características do território, as demandas da população e as oportunidades estratégicas do turismo em Sergipe.
Essa consolidação possibilitou apresentar uma versão preliminar dos planos dos destinos Alto Sertão e Litoral Sul, reunindo diretrizes estruturantes e caminhos para a execução das ações. O processo destaca a integração entre municípios, governo e trade turístico, garantindo um plano consistente, sustentável e alinhado ao desenvolvimento regional.
Fase final do Plano Estratégico de Turismo em Sergipe
O documento final do Plano Estratégico de Estruturação de Destinos Turísticos reunirá os projetos prioritários de cada destino. As diretrizes incluem ordenamento e qualificação da infraestrutura turística, criação de roteiros, promoção do estado e estratégias de atração de investimentos.
A construção do plano começou em fevereiro, com as etapas burocráticas, e em abril, com workshops em cinco polos regionais: Aracaju, Canindé de São Francisco, Itabaiana, Estância e Pacatuba. Mais de 200 participantes contribuíram para mapear desafios e potencialidades dos destinos turísticos de Sergipe. Os diagnósticos ambiental, urbano e socioeconômico, além da matriz SWOT, foram entregues em junho, identificando vocações, lacunas e oportunidades do setor.
Quatro destinos foram definidos como prioritários: Grande Aracaju, Litoral Sul, Alto Sertão e Baixo São Francisco. Os dois primeiros destinos selecionados (Alto Sertão e Litoral Sul) passaram pelos workshops de cocriação com o trade turístico local, ampliando as análises e alinhando estratégias às demandas das comunidades.







