Governo leva Plano Sergipano de Economia Verde a Semana do Clima de Nova York
A participação de Sergipe na Climate Week NYC visa consolidar sua posição como ambiente estratégico para fomento da economia de baixo carbono.

Entre os dias 19 e 25 de setembro, a Agência Sergipe de Desenvolvimento- (Desenvolve-SE) participará da Semana do Clima de Nova Iorque – Climate Week NYC 2025, nos EUA. A missão tem como foco apresentar o Plano Sergipano de Economia Verde (PSEV) e ampliar a rede de parcerias internacionais. Com isso, Sergipe busca se firmar como referência em economia verde, abrindo espaço para novos investimentos, inovação tecnológica e iniciativas voltadas à bioeconomia, startups sustentáveis e restauração ecológica.
O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, destacou a importância da participação de Sergipe na Semana do Clima para fortalecer parcerias internacionais e posicionar o Estado estrategicamente no setor. “Participar da Climate Week NYC é uma oportunidade estratégica para mostrar os avanços do Plano Sergipano de Economia Verde e reforçar para investidores que Sergipe é um local estratégico para negócios nas áreas de energia e bioeconomia. Queremos consolidar parcerias internacionais, atrair investimentos e principalmente colocar Sergipe como um player estratégico”, disse.
O diretor de Projetos Estruturantes e de Longo Prazo da Desenvolve-SE, Guilherme Rebouças, enfatizou o papel dos projetos do PSEV como vetor de transformação da Economia. “Nosso objetivo é apresentar projetos estruturantes do PSEV, o Tech Park, Carbono Azul e o Hub de Hidrogênio. Também vamos buscar novas oportunidades de cooperação global para acelerar ações de longo prazo em Sergipe”, complementou.
A especialista em Economia Verde e Clima, Camila Godinho, ressaltou a importância da participação de Sergipe. “Eventos como a Climate Week NYC envolvem diversos atores, de investidores a pesquisadores, passando por lideranças públicas e organizações internacionais. Estar no evento significa que Sergipe tem um papel relevante na transição ecológica e que existe espaço para colaboração”, concluiu.
Com a participação da Desenvolve-SE na Climate Week NYC, também reforça-se a convicção do estado de que a transição para uma economia verde não é apenas uma necessidade ambiental, mas uma oportunidade de desenvolvimento, geração de emprego, inovação e inserção global para Sergipe.
Sobre o PSEV
O Plano Sergipano de Economia Verde (PSEV) foi instituído por meio do Decreto n.º 1.016, de 7 de fevereiro de 2025, para impulsionar a transição para uma economia sustentável em Sergipe, promovendo investimentos em bioeconomia, transição energética, economia circular e infraestrutura verde. Ele também incentiva o mercado de carbono, priorizando créditos de alta integridade social e ambiental.
Além disso, visa reduzir os gases de efeito estufa, fortalecer cadeias produtivas e estimular a industrialização verde. O plano cria um ambiente favorável para investidores nacionais e internacionais. Seu foco inclui ainda a geração de empregos verdes e o combate à desertificação.
O Plano Sergipano de Economia Verde é um instrumento para diversificação econômica em alinhamento com o Sergipe 2050.