Desenvolve-SE participa da Brazil Week 2026 em Nova Iorque

Desenvolve-SE participa da Brazil Week 2026 em Nova Iorque

Evento internacional, Brazil Week 2026, reuniu investidores, empresários e representantes do setor público em debates sobre infraestrutura, mobilidade, energia e oportunidades estratégicas para Sergipe.

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) participou, entre os dias 12 e 14 de maio, de uma intensa agenda estratégica em Nova Iorque, EUA. Representando o Governo de Sergipe, o presidente da agência, Milton Andrade, acompanhou reuniões, painéis e rodadas de networking com investidores, representantes do mercado financeiro e instituições internacionais, durante a Brazil Week 2026.
 
A programação incluiu compromissos promovidos pela XP Inc. e pelo GRI Institute, reunindo lideranças empresariais, autoridades públicas e especialistas em infraestrutura e desenvolvimento econômico. Entre os destaques estiveram debates sobre internacionalização do etanol brasileiro, concessões rodoviárias e ferroviárias, mobilidade urbana, PPPs e financiabilidade de obras públicas.
 
Durante o evento, Milton Andrade destacou que Sergipe vem consolidando um ambiente seguro para atração de investimentos graças ao equilíbrio fiscal e ao planejamento estratégico adotado pelo Governo do Estado. “Tivemos vários debates sobre o tema infraestrutura, os desafios que o Estado tem e as formas de enfrentar esses desafios, além da financiabilidade de obras públicas. Sergipe, hoje, é referência nacional em gestão fiscal, com nota máxima na Capag do Tesouro Nacional e classificação AAA. Isso faz com que agências de financiamento procurem o Estado para discutir projetos prioritários”, afirmou.
 
A agenda também incluiu uma visita técnica à apresentação do Lower Manhattan Climate Resilience Plan, conduzida pela New York City Economic Development Corporation, iniciativa que reúne mais de US$ 1,7 bilhão em investimentos voltados à proteção costeira e resiliência urbana. O tema foi tratado como prioridade máxima pelo presidente da Desenvolve-SE devido ao potencial de aplicação em regiões como a Praia do Saco e Aracaju, especialmente em projetos ligados à proteção costeira, infraestrutura urbana e adaptação climática.
 
Outro destaque da missão internacional foi a participação no GRI Brazil Investment Summit 2026, realizado no Kimpton Hotel Eventi, reunindo investidores internacionais, fundos, operadores de infraestrutura e representantes do setor imobiliário. O encontro teve foco em oportunidades ligadas à infraestrutura, energia, mobilidade, real estate e turismo.
 
Segundo Milton, a presença de Sergipe na Brazil Week reforça o posicionamento do estado no cenário internacional e amplia o diálogo com investidores e instituições estratégicas. “Estivemos em Nova Iorque acompanhando uma semana inteira de eventos sobre o Brasil, com discussões sobre infraestrutura, desenvolvimento e oportunidades de investimento. Foi uma agenda intensa, voltada para atrair investimentos e construir novas oportunidades para Sergipe. Em breve teremos novidades”, destacou.

Leia também: Sergipe lança plano estratégico que posiciona turismo como nova fronteira de investimentos no Brasil

Sergipe lança plano estratégico que posiciona turismo como nova fronteira de investimentos no Brasil

Sergipe lança plano estratégico que posiciona turismo como nova fronteira de investimentos no Brasil

Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos analisa oportunidades em regiões com alta demanda potencial, segurança jurídica e projetos preparados para receber capital privado

Após um ano de trabalho intenso e mais de 2.400 quilômetros percorridos em escutas qualificadas com representantes do setor produtivo, investidores, gestores públicos e comunidades locais, Sergipe consolida um novo ciclo de desenvolvimento econômico ao lançar o Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos. O estudo que fundamenta o plano foi conduzido pelo Governo de Sergipe, por meio da Desenvolve-SE e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com apoio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

O Plano Estratégico apresenta Sergipe como uma oportunidade estratégica para o capital privado ao reunir ativos naturais e culturais ainda pouco explorados a um ambiente de negócios estruturado para reduzir riscos e ampliar a rentabilidade dos investimentos. Para isso, propõe diretrizes voltadas à organização e qualificação de territórios prioritários, com foco inicial no Litoral Sul e no Alto Sertão, tornando essas regiões mais competitivas, preparadas para receber empreendimentos e impulsionar a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

Para o governador do Estado, Fábio Mitidieri, o avanço do turismo em Sergipe é resultado de uma estratégia baseada em planejamento e execução monitorada, consolidada com a apresentação dos planos estratégicos do Litoral Sul e do Alto Sertão.

“A iniciativa estabelece metas claras e cria um comitê gestor responsável por acompanhar indicadores, obras de infraestrutura, qualificação da mão de obra e ações voltadas ao desenvolvimento turístico. Com um ambiente de negócios mais estruturado e políticas públicas contínuas, o turismo passa a atrair cada vez mais investimentos privados, ampliando a permanência dos visitantes e posicionando Sergipe como destino final, e não mais apenas de passagem”, destaca.

Delta de oportunidade

O Plano Estratégico parte de uma ideia central: Sergipe vive um “Delta de Oportunidade”, caracterizado pela combinação entre forte atratividade turística e baixa maturidade da oferta. Na prática, isso significa um mercado ainda não saturado, onde investidores podem atuar com maior margem e menor concorrência.

A análise aponta que o estado já acompanha tendências globais do turismo, especialmente a busca por experiências autênticas e sustentáveis. Com base no comportamento de mais de 6 milhões de potenciais turistas, o estudo identifica uma demanda qualificada, com destaque para públicos de maior poder aquisitivo e alta propensão de consumo.

O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, afirma que o Plano Estratégico consolida uma visão de longo prazo para o turismo sergipano. “Deixamos de lado iniciativas isoladas para adotar uma política de Estado capaz de atravessar diferentes gestões. Com metas definidas, monitoramento contínuo e governança estruturada, Sergipe consolida uma estratégia voltada à geração de emprego, renda e desenvolvimento social por meio do turismo”, explica.

A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, destaca que o lançamento do Plano Estratégico evidencia oportunidades concretas no Litoral Sul e no Alto Sertão. “São duas regiões com alto potencial turístico e o plano estabelece um direcionamento estratégico para o desenvolvimento ordenado desses territórios. A proposta é orientar o crescimento de forma planejada”, afirma.

A secretária adianta ainda que a estratégia prevê a expansão dos estudos para outras regiões do estado, como o Litoral Norte e a Grande Aracaju, consolidando uma visão integrada para o turismo em Sergipe.

Estudo técnico

A elaboração técnica do Plano Estratégico ficou a cargo da consultoria Urban Systems, responsável por desenvolver diagnósticos, estruturar diretrizes e consolidar o planejamento estratégico dos destinos a partir de uma abordagem integrada e orientada a resultados.

Para o diretor de relações internacionais e atração de investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves, o Plano Estratégico representa uma iniciativa inédita para Sergipe e reforça a credibilidade do estado na atração de investimentos. “Este é um trabalho pioneiro. Entendemos que era imprescindível construir um plano detalhado, com ações estruturadas e um diagnóstico robusto, para transmitir segurança aos investidores que avaliam oportunidades em diferentes estados, cidades e até países. O estudo não apenas mapeou os principais atrativos turísticos já existentes, mas identificou as potencialidades de cada destino e as propostas de valor capazes de atrair visitantes”, explica.

O diretor de gestão hoteleira e desenvolvimento de destinos turísticos e imobiliários da Urban Systems, Franklin Mira, explica que, ao longo de um ano de trabalho, foi possível mapear de forma detalhada as ações necessárias para estruturar o turismo no estado. “Esse processo revelou um potencial significativo de oportunidades para investidores, reforçando Sergipe como um território estratégico para novos negócios. Mais do que um relatório, o documento representa um plano estruturado, com cronograma e definição de atividades que orientam a execução das propostas. A iniciativa consolida a transição da fase estratégica para a operacional, criando as condições necessárias para que os projetos saiam do papel”, expõe.

Além da demanda qualificada, o estudo aponta o mercado interno como um diferencial competitivo. Cerca de 37% da população sergipana realiza viagens dentro do próprio estado ao longo do ano, garantindo fluxo constante de visitantes e reduzindo a dependência da alta temporada. Para o CEO da Urban Systems, Thomaz Assumpção, o estado demonstra maturidade ao adotar uma gestão baseada em planejamento, estruturação e execução.

“Esse trabalho nos honrou e também nos desafiou, porque é um projeto grande, voltado à estruturação de um turismo latente, um verdadeiro diamante bruto que precisa ser lapidado. Sempre que apresentamos os potenciais de Sergipe, eles são amplamente reconhecidos. Por isso, acreditamos que esse projeto terá repercussão nacional e internacional”, ressalta.

Turismo contemporâneo

O Plano Estratégico evidencia que Sergipe possui ativos estratégicos alinhados às demandas do turismo contemporâneo. De um lado, ecossistemas preservados, como manguezais, dunas, estuários e os cânions do rio São Francisco, que permitem o desenvolvimento de produtos voltados ao ecoturismo. De outro, um patrimônio cultural rico, com comunidades tradicionais, rotas históricas e experiências autênticas.

A principal lacuna identificada está na oferta. Esses ativos ainda operam de forma desarticulada e apresentam déficit de infraestrutura turística de alto padrão. É justamente nesse cenário que se abre uma janela de oportunidades para o investimento privado, com potencial para criação de produtos de maior valor agregado.

Diferente de propostas apenas conceituais, o Desenvolve Turismo apresenta uma carteira estruturada de projetos interconectados. Entre as principais frentes estão a implantação de marinas, atracadouros e infraestrutura para turismo náutico; a expansão da rede hoteleira, com foco em eco lodges, resorts e hotéis boutique; o desenvolvimento de complexos turísticos integrados; e a criação de um distrito regenerativo voltado à inovação em energia, mobilidade e saneamento.

O plano também delimita geografias prioritárias para investimento. No Alto Sertão, região dos Cânions do Xingó, o fluxo turístico já é consolidado, mas há escassez de hospedagens de padrão médio e alto, abrindo espaço para empreendimentos voltados ao turismo premium.

Já no Litoral Sul, destinos como Estância, Indiaroba e o entorno da Praia do Saco combinam acesso facilitado — a cerca de uma hora do aeroporto — com baixa densidade de leitos turísticos, criando condições favoráveis para resorts, segunda residência e turismo náutico.

Ambiente seguro

Outro diferencial do plano está na estrutura de governança e no papel do Estado como facilitador de investimentos. O modelo prevê processos de licenciamento mais ágeis, criação de um observatório do turismo com dados contínuos e instâncias de governança voltadas à garantia de continuidade das políticas públicas.

Além disso, o plano estabelece uma lógica de execução que prioriza infraestrutura básica, como saneamento e acessos, antes da entrada do capital privado, reduzindo riscos operacionais e aumentando a previsibilidade dos projetos. Com isso, o estado sinaliza ao mercado que está preparado para receber capital privado com segurança, planejamento e oportunidades concretas, transformando o turismo em um dos principais vetores de crescimento sustentável nos próximos anos.

Comitê Gestor

Para garantir a execução e o monitoramento das ações previstas no Plano Estratégico, o Governo de Sergipe também instituiu um Comitê Gestor Transitório, responsável por coordenar a implementação das propostas, acompanhar indicadores e assegurar o alinhamento entre os órgãos envolvidos. Vinculado à Desenvolve-SE e com cogestão técnica da Setur, o comitê atuará na priorização de projetos, mitigação de riscos institucionais e interlocução estratégica com investidores e órgãos de fomento.

A estrutura de governança reúne representantes de diferentes áreas do poder público, setor produtivo e trade turístico, fortalecendo a integração necessária para transformar o planejamento em ações concretas. O modelo prevê reuniões periódicas, acompanhamento contínuo das metas e apoio técnico especializado para temas como modelagem de parcerias, carteira de investimentos e infraestrutura. A proposta é garantir maior previsibilidade, continuidade das políticas públicas e segurança para atração de capital privado ao turismo sergipano.

Acesse a versão online do Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos no site da Desenvolve-se.

Leia também: ‘Desenvolve Turismo’ gera expectativas no trade turístico para impulsionar o setor

Casa do Empreendedor fortalece pequenos negócios e reduz a burocracia em Sergipe

Casa do Empreendedor fortalece pequenos negócios e reduz a burocracia em Sergipe

Iniciativa da Desenvolve-SE, em parceria com órgãos estratégicos, como a Jucese, oferece orientação e agilidade para quem deseja empreender com mais segurança no estado.

O desenvolvimento econômico em Sergipe passa, cada vez mais, pelo fortalecimento dos pequenos negócios. O incentivo à formalização de empreendedores e a criação de um ambiente de negócios mais simples, seguro e eficiente  Nesse contexto, o Governo do Estado, por meio da Desenvolve-SE, criou a Casa do Empreendedor, uma ação estratégica para incentivar o empreendedorismo e reduzir a burocracia

Em 2025, Sergipe registrou mais de 34 mil novas empresas, das quais aproximadamente  26 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs). Os dados confirmam um cenário positivo para quem deseja abrir empresa em Sergipe, impulsionado por políticas públicas voltadas à agilidade, inovação e segurança jurídica.

Para o diretor de desburocratização e fomento ao ambiente de negócios da Desenvolve-SE, Saulo Vieira, esses números refletem ações específicas do Governo de Sergipe. “O desenvolvimento passa diretamente por facilitar a vida de quem empreende. Quando o Estado reduz a burocracia, encurta caminhos e oferece orientação, ele cria um ambiente mais favorável para gerar emprego, renda e oportunidades. Empreender não precisa ser difícil — precisa ser acessível”, diz.

Casa do Empreendedor

Para quem deseja empreender em Sergipe e ainda tem dúvidas sobre formalização, a Desenvolve-SE criou a Casa do Empreendedor. Em apenas um ano após a inauguração, o local já se consolidou como um importante ponto de apoio. Isso porque a iniciativa reúne, em um único espaço, serviços de orientação e encaminhamento para abertura, regularização e crescimento de empresas.

No espaço, o  empreendedor recebe informações sobre MEI, microempresa, enquadramento jurídico, licenciamento, tributos e obrigações legais, reduzindo erros e custos desnecessários. A proposta é tornar a jornada empreendedora mais simples e segura desde o primeiro passo.

O assessor da Casa do Empreendedor, Adierson Monteiro Filho, o local é um ponto de apoio do Governo de Sergipe para quem quer empreender com mais segurança, evitando erros e retrabalho. “Empreender é um ato de coragem, mas ninguém precisa fazer isso sozinho. Muita gente quer abrir um negócio, mas trava por não saber se começa como MEI, microempresa ou outro formato. Por isso, existe a Casa do Empreendedor: para orientar, tirar dúvidas e facilitar esse primeiro passo”, explica.

Parcerias

A Casa do Empreendedor conta com a parceria de órgãos estratégicos. Juntos, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-SE), o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), contribuem para oferecer orientação, serviços e soluções que simplificam a jornada de quem empreende.

A Jucese está entre as juntas comerciais mais rápidas do Brasil, com tempo médio de abertura de empresas inferior a quatro horas. A utilização de inteligência artificial na análise de processos empresariais reduz exigências, evita retrabalho e aumenta a eficiência na abertura e alteração de empresas. 

Segundo a presidente da Jucese, Nayara Brito, o investimento do Governo do Estado em inovação tecnológica colocou Sergipe entre os destaques nacionais. “A inovação tecnológica, incluindo o uso de inteligência artificial, reduziu erros, exigências e o tempo de análise dos processos. Atualmente, a Jucese é 100% digital e está entre as juntas comerciais mais rápidas do Brasil. Nosso compromisso é facilitar toda a vida da empresa, do início ao crescimento”, destaca. 

Crescimento e formalização

Além do aumento no número de novos registros, Sergipe contabilizou em 2025 mais de 40 mil processos de alteração empresarial, número superior ao de novas inscrições. O dado da Jucese indica a evolução dos pequenos negócios, especialmente de MEIs que ampliaram seu faturamento e migraram para outras categorias empresariais.

Outro avanço importante foi a criação da Lei Estadual de Liberdade Econômica de Sergipe (Lei nº 9.588/2025). A lei permite a liberação automática de licenças para 298 atividades econômicas de baixo risco da obrigatoriedade de alvará de funcionamento. Com essa medida, Sergipe se tornou o primeiro estado do Nordeste e o quarto do Brasil em número de atividades com licenciamento simplificado.

Empreender exige planejamento, informação e apoio. Em Sergipe, o empreendedor encontra suporte em políticas públicas que facilitam desde a abertura da empresa até o seu crescimento. Por isso, a Casa do Empreendedor reforça o compromisso do Governo do Estado com um desenvolvimento econômico sustentável, baseado na força dos pequenos negócios.

Podcast

Nayara e Adierson falam tudo sobre o sobre o papel da Casa do Empreendedor e da JUCESE no fortalecimento do ambiente de negócios no estado, no podcast Sala do Futuro. A conversa traz dados sobre o crescimento do empreendedorismo em 2025, orientações para quem quer abrir, regularizar ou expandir uma empresa e mostra como a formalização correta abre portas para crédito, editais e novas oportunidades.

Assista ao episódio no link.

Leia também: Com ‘Sergipe 2050’, Governo do Estado elabora projetos estruturantes que impulsionam desenvolvimento regional

Governo institui reuniões quinzenais e fiscalização direta para acompanhar abastecimento de água em Sergipe

Governo institui reuniões quinzenais e fiscalização direta para acompanhar abastecimento de água em Sergipe

Objetivo é cobrar resultados da Iguá e da Deso sobre o fornecimento de água em diversas regiões do estado

O governador Fábio Mitidieri informou, nesta segunda-feira, 6, que o Governo de Sergipe passará a realizar reuniões quinzenais com a Iguá Sergipe e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) para monitorar obras, cobrar prazos e exigir melhorias no abastecimento de água no estado. A medida foi definida após reunião com representantes das empresas, além de órgãos estaduais de gestão e fiscalização.

Segundo o governador, o acompanhamento será intensificado e incluirá visitas técnicas às obras em andamento. “A partir de agora, serei fiscal também da Iguá e da Deso. Vamos acompanhar de perto, inclusive in loco, onde essas obras estão sendo executadas, os prazos e quem está sendo beneficiado”, afirmou.

Mitidieri disse que a cobrança por resultados é uma resposta direta às solicitações da população. “O que a população quer é resposta imediata e ações concretas que garantam o abastecimento de água e o serviço de esgotamento”, declarou.

Além das reuniões a cada 15 dias, o governo pretende ampliar o acompanhamento das ações, intensificando a fiscalização e a transparência. Também está prevista a apresentação pública, por parte da concessionária, de informações detalhadas sobre obras, investimentos e cronogramas.

“A gente quer tudo às claras: quais obras estão sendo feitas, onde, para quem e em quanto tempo. É uma cobrança mais efetiva para garantir que o serviço chegue à população”, reforçou o governador.

De acordo com o diretor-geral da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, na reunião, ainda foram apresentados o andamento de ações e dos investimentos em execução, incluindo intervenções emergenciais e obras estruturantes. Ele destacou, ainda, o alinhamento com o Governo do Estado para a realização das reuniões periódicas com a Deso. “Foi uma reunião importante para atualizar o governador sobre o andamento das ações e dos investimentos que vêm sendo feitos pela Iguá em Sergipe, incluindo intervenções emergenciais iniciadas no ano passado e obras estruturantes, como reservatórios e ações voltadas ao período de maior demanda. Também alinhamos a realização de encontros quinzenais para acompanhar de perto a execução dessas medidas, em conjunto com a Deso”, explicou.

A próxima reunião de acompanhamento, inicialmente prevista para a segunda-feira,13, deverá trazer novos balanços das ações desenvolvidas, incluindo o andamento de obras e outras medidas adotadas em parceria com a Deso. A expectativa é de que os encontros periódicos permitam ajustes mais rápidos e maior integração entre os responsáveis pela operação do sistema.

Sergipe avança no planejamento de longo prazo com oficina estratégica do Sergipe 2050

Sergipe avança no planejamento de longo prazo com oficina estratégica do Sergipe 2050

Desenvolve-SE reuniu Comitê Gestor do Sergipe 2050 para discutir desafios e validar propostas para o futuro do estado.

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenolve-SE) realizou, nesta quinta-feira, 26, a Oficina de Consolidação da Visão de Futuro e dos Desafios Estratégicos, iniciativa que integra a construção do planejamento de longo prazo do Estado por meio do projeto Sergipe 2050. Para isso, o encontro reuniu representantes das entidades que fazem parte do Comitê Gestor do Sergipe 2050 e da Rede de Observatórios de Sergipe, para o aprimoramento coletivo do documento estratégico.

A atividade teve como objetivo validar e qualificar a primeira versão da Visão de Futuro, dos Desafios Estratégicos e dos Indicadores elaborados até o momento. Para a realização dos trabalhos, a metodologia adotada foi a World Café, dinâmica que estimula o diálogo e a construção conjunta do conhecimento. O método é amplamente utilizado para planejamento estratégico, fortalecimento de vínculos comunitários e busca por soluções colaborativas em organizações.

De acordo com o diretor de Projetos Estruturantes e Planejamento de Longo Prazo da Desenvolve-SE, Guilherme Rebouças, a discussão é fundamental para a construção coletiva de um futuro estratégico. “Quando construímos os cenários, tivemos uma espécie de fotografia do presente e das possibilidades, mas ainda faltavam os elementos que iriam orientar essa caminhada. Agora, começamos a construir esse caminho, analisando os cenários e projetando o futuro, mas também fazendo escolhas sobre o tipo de sociedade que queremos ser: mais igualitária, mais justa e mais desenvolvida para todos os sergipanos”, explicou.

Para o presidente do Tiradentes Innovation Center, Domingos Sávio, o encontro foi produtivo para preparar Sergipe para o futuro. “É muito importante quando o Estado, enquanto governo, busca não apenas criar projetos e políticas de curto prazo, mas, também, pensar no Sergipe daqui a 25 anos. É assim que conseguimos desenvolver e estruturar iniciativas cada vez mais produtivas e inovadoras, capazes de impulsionar o estado e contribuir para o alcance de diversos indicadores, sempre com o olhar voltado para o futuro”, enfatizou.

A representante da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), Ana Carolina Rabelo, reforça que a instituição também vem participando do planejamento de longo prazo de Sergipe, contribuindo nas decisões sobre o futuro do estado. “É muito importante estar aqui representando o FIES, neste movimento de validação, de consolidação daquilo que a gente vai construindo para Sergipe em 2050. É algo que a gente vai construindo desde o início, pensando no futuro do estado para que ele possa se desenvolver de forma sustentável, trazer bem-estar para toda a sua população e todo o seu território”, pontuou.

Ao final das atividades, os principais pontos debatidos nas mesas foram apresentados em plenária. Assim, as propostas de ajustes e contribuições também foram avaliadas coletivamente, permitindo validação ou revisão antes da consolidação da versão final dos textos.

A iniciativa reforça o compromisso da Desenvolve-SE com o planejamento participativo e com a construção de políticas públicas orientadas para o desenvolvimento sustentável de Sergipe. A participação das instituições convidadas é considerada fundamental para garantir que o Sergipe 2050 reflita diferentes perspectivas e necessidades, contribuindo para um futuro mais integrado e estratégico para o estado.

Sergipe 2050

Por meio das Secretarias da Casa Civil e do Planejamento, e da Desenvolve-SE, o Governo de Sergipe lidera o grupo de 12 instituições parceiras que compõem o comitê da iniciativa Sergipe 2050. São elas: Universidade Federal  de Sergipe (UFS), Banese, Tiradentes Innovation Center, Instituto Banese, Universidade Tiradentes (Unit), Fecomércio-SE, Central Única das Favelas (CUFA), Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Fórum Empresarial de Sergipe, Sebra-SE e Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese).

Sergipe 2050 é uma iniciativa que une governo, sociedade civil, academia e setor produtivo para planejar um futuro próspero e sustentável para Sergipe. O projeto define como horizonte os próximos 26 anos de planejamento para as ações a serem priorizadas pelo Poder Executivo estadual, e se apresentam como uma política de Estado que transcende mandatos e cujo legado beneficiará as gerações atual e seguintes.

Conheça o Sergipe 2050 acessando o site

Leia também: Projeto Sergipe 2050 recebe Prêmio Sergipano de Gestão Pública na categoria Participação e Governança Colaborativa

Desenvolve-SE cumpre agenda institucional nos Estados Unidos para fortalecer cooperação econômica e ampliar oportunidades de negócios

Desenvolve-SE cumpre agenda institucional nos Estados Unidos para fortalecer cooperação econômica e ampliar oportunidades de negócios

Missão na Flórida inclui reuniões com instituições estratégicas e inauguração simbólica de um escritório internacional para ampliar a inserção de empresas sergipanas no mercado norte-americano

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) realiza entre os dias 15 e 18 de março, uma missão institucional nos Estados Unidos, com atividades em Orlando e no condado de Manatee, no estado da Flórida. Também inaugurará um escritório no Oxford International Brazilian Place. Com isso, a agência visa a ampliação de parcerias internacionais, atração de investimentos e fortalecimento das relações comerciais entre Sergipe e o mercado estadunidense.

A programação oficial inicia nesta segunda-feira, 16, com uma reunião no Consulado-Geral do Brasil, em Orlando. A delegação da agência se reúne com o cônsul-geral do Brasil em Orlando, João Lucas Quental. Na ocasião, serão discutidas possibilidades de cooperação econômica e identificar oportunidades de investimento entre a Flórida e Sergipe.

Nos dias seguintes, a delegação segue para o condado de Manatee para encontros institucionais e técnicos organizados pelo Oxford Group USA, responsável pelo International Trade Hub – Port Manatee. Durante a visita, serão apresentadas iniciativas de apoio ao comércio internacional e à internacionalização de empresas sergipanas, além de projetos de cooperação econômica entre Brasil e Estados Unidos.

A agenda também inclui reuniões com organizações estratégicas para o desenvolvimento econômico, como a SelectFlorida e a EDC Manatee, além de representantes de câmaras de comércio e lideranças empresariais. A programação prevê ainda uma visita técnica ao Port Manatee, onde a delegação conhecerá a infraestrutura logística e portuária da região e discutirá oportunidades de integração comercial e cooperação voltadas ao comércio internacional.

Presença Internacional

Um dos destaques da missão é a inauguração simbólica do escritório da Desenvolve-SE no Oxford International Brazilian Place. A iniciativa busca criar um ponto de apoio para articulação de negócios, promoção de investimentos e relacionamento institucional com o mercado norte-americano.

O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, a missão é um passo importante para ampliar a presença de Sergipe no cenário internacional. “Nosso objetivo é fortalecer pontes com parceiros estratégicos, apresentar as potencialidades do estado e criar caminhos para que empresas sergipanas possam acessar novos mercados. Ao mesmo tempo, buscamos atrair investimentos que contribuam para diversificar a economia e gerar novas oportunidades de desenvolvimento para Sergipe”, destacou

A missão internacional faz parte da estratégia da Desenvolve-SE de ampliar a presença de Sergipe em redes globais de investimento, fortalecer conexões institucionais e abrir novas possibilidades para empresas sergipanas no mercado externo.

Leia também: Mapas interativos reúnem dados estratégicos para investimentos em Sergipe

Mapas interativos reúnem dados estratégicos para investimentos em Sergipe

Mapas interativos reúnem dados estratégicos para investimentos em Sergipe

Ferramenta reúne em uma única plataforma, mapas interativos com dados georreferenciados, indicadores estratégicos e informações ambientais para fundamentar investimentos

Empresários interessados em investir em Sergipe agora contam com uma nova ferramenta digital para análise de viabilidade e planejamento estratégico. Isso porque os Mapas Interativos Geoelétrico e de Mineração, lançados pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), oferecem dados georreferenciados sobre infraestrutura energética, processos minerários e indicadores econômicos do estado. A iniciativa é uma parceria com a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), por meio do Observatório de Sergipe, e a Secretaria de Planejamento do Piauí.

Os mapas interativos reúnem, em uma única plataforma digital, informações estratégicas para investidores, integrando dados como subestações, linhas de transmissão, gasodutos e projetos de geração de energia. Também agrupa o detalhamento de fases dos processos minerários, substâncias exploradas e áreas disponíveis para investimento, além de camadas ambientais e territoriais que auxiliam no licenciamento.

Além dos mapas, a ferramenta também disponibiliza painéis de Business Intelligence com indicadores de produção, arrecadação, geração por fonte e por município, principais minerais comercializados, destinos de exportação e dados regulatórios, permitindo análise técnica, territorial e econômica em um ambiente interativo e de fácil navegação.

O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, destacou a importância da integração dos dados. “Estruturamos uma ferramenta que coloca Sergipe em outro patamar de competitividade. Ao integrar dados de energia e mineração em uma plataforma única e transparente, oferecemos ao investidor mais previsibilidade e segurança para a tomada de decisão. Este é um passo concreto na consolidação de Sergipe como destino estratégico para novos empreendimentos”, afirmou.

A diretora de Minas e Energias Renováveis da Seplan/PI, Gabriela Rodrigues, ressaltou que o acordo de cooperação técnica proporcionou aprendizado sobre os desafios e oportunidades da atração de investimentos, especialmente no Nordeste, que vem se destacando na captação de investidores internacionais. “Fico muito feliz em ver essa plataforma avançando e espero que ela alcance em Sergipe os mesmos ganhos e resultados que já observamos no Piauí. Nosso compromisso é fortalecer decisões baseadas em evidências, transformar dados em estratégia e, sobretudo, fazer com que esse potencial se converta em investimentos reais”, destacou.

Mapa Geoelétrico

O Mapa Geoelétrico apresenta a estrutura energética de Sergipe de forma detalhada. A ferramenta permite visualizar: subestações de alta e média voltagem, linhas de transmissão de 500 kV e 230 kV, redes de distribuição, infraestrutura de gás natural e empreendimentos de geração planejados. Além disso, o sistema integra camadas ambientais e territoriais, como unidades de conservação federais e estaduais, terras indígenas e quilombolas, áreas protegidas pela Lei da Mata Atlântica, hidrografia e divisão municipal. 

Desta forma, a plataforma permite, por exemplo, que um investidor do setor de data centers identifique subestações aptas a atender empreendimentos de grande porte e, simultaneamente, verifique eventuais restrições ambientais na área escolhida.

Mapa Minerário

Já o Mapa Mineral reúne todos os processos minerários registrados no estado. A plataforma possibilita filtros por: fase do processo (pesquisa, concessão ou disponibilidade), tipo de mineral (metálico, não metálico, rochas ornamentais, gemas), minerais estratégicos, como cobre, níquel, titânio e terras raras.

Ao clicar sobre uma área específica, o usuário tem acesso a informações como fase do processo, substância explorada e titular da área. O sistema também cruza dados com infraestrutura logística, litologia, hidrografia e áreas ambientalmente protegidas, oferecendo ao empreendedor uma visão ampla sobre condicionantes e oportunidades.

O assessor de relações internacionais e atração de investimentos da Desenvolve-SE, Hiran Azevedo, explicou que o mapa permite identificar minerais estratégicos e visualizar, de forma detalhada, o projeto da Backshore Resources em Sergipe, incluindo as substâncias a serem exploradas e a situação do processo minerário. “A gente consegue selecionar, por exemplo, minerais estratégicos como cobre, níquel, terras raras e titânio, e mostrar no mapa onde está a lavra de uma das empresas que é nossa parceira, a Backshore Resources. É um projeto que pretende explorar, dentre outros, titânio, zircônio e terras raras, em uma área de areia monazítica localizada em Brejo Grande e Pacatuba”, explicou Hiran.

A areia monazítica é um tipo de areia de praia de cor escura, famosa por conter altos níveis de minerais pesados como monazita, cério, tório e urânio. Encontrada no litoral brasileiro, inclusive na costa sergipana, é conhecida por sua radioatividade natural de baixa intensidade, sendo popularmente utilizada para alívio de dores reumáticas e artrite.

Painéis Interativos

No painel energético, o investidor pode acompanhar a produção hídrica, termoelétrica, eólica, solar e de biomassa, além do preço médio da energia, geração distribuída e tarifas por distribuidora. A plataforma também integra dados de órgãos federais como o Ministério de Minas e Energia (MME), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Já no painel minerário, estão disponíveis informações sobre número de processos ativos, áreas ocupadas, arrecadação do setor, ranking municipal e principais substâncias produzidas, como potássio, silvinita, argila e calcário.

Os dados do mapa de mineração têm como principal fonte a Agência Nacional de Mineração (ANM), responsável pelo registro e acompanhamento dos processos minerários no país, incluindo fases como requerimento, pesquisa e lavra. Também podem incorporar informações técnicas do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), especialmente sobre litologia e ocorrências minerais, além de dados consolidados do Ministério de Minas e Energia (MME) para contextualização setorial e indicadores oficiais.

Apoio ao Investidor

A nova ferramenta integra a estratégia estadual de atração de investimentos, ao oferecer mais transparência e segurança técnica para empresas interessadas em se instalar ou expandir operações em Sergipe. Os mapas e painéis não substituem estudos técnicos detalhados, mas funcionam como etapa inicial de inteligência de mercado. 

A plataforma pode ser acessada no endereço

Leia também: Construção civil em Sergipe tem custo competitivo e registra crescimento de 67,7% em empregos formais

Governo de Sergipe lança mapas interativos com dados do setor elétrico e da mineração no estado

Governo de Sergipe lança mapas interativos com dados do setor elétrico e da mineração no estado

Disponíveis no site oficial da Desenvolve-SE, os painéis em Power BI reúnem informações estratégicas para a atração de investimentos em Sergipe

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) e a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), por meio do Observatório de Sergipe, realizaram, na última sexta-feira, 20, o lançamento e apresentação dos Mapas Interativos Geoelétricos e de Mineração do Estado de Sergipe. Produzidas por meio de uma cooperação tecnológica e metodológica com a Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan/PI), que possui um Observatório de Dados de Mineração e Energia, os painéis permitem a exploração interativa de dados sobre infraestrutura, potencial energético, unidades geradoras, presença e exploração de minérios em dimensão numérica e espacial.

O secretário Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação, Julio Filgueira, destaca a parceria com o Piauí e a relevância do lançamento para o desenvolvimento de Sergipe. “Lançamos um conjunto de mapas interativos de eletricidade e mineração aqui do estado de Sergipe, fruto de uma parceria e de um termo de colaboração com a Secretaria de Planejamento do Piauí e que a Desenvolve-SE sistematizou. Isso vai permitir que tenhamos evidências para avançar no planejamento das políticas públicas e para fornecer mais dados para investidores e empresas que queiram vir para o estado e acompanhar todos os potenciais que Sergipe tem à disposição”, pontuou.

Os mapas interativos estão dispostos em forma de painéis na plataforma Power BI e visam a atração de investimentos por meio da disponibilização de informações sobre o setor de energia e mineração em Sergipe. Eles permitem a simetria informacional necessária para embasar a tomada de decisão dos setores de energia e mineração, um importante fator para impulsionar a competitividade de Sergipe.

Os dados, apresentados de maneira concisa e transparente, são essenciais para a tomada de decisão qualificada e para a melhoria do ambiente de negócio de Sergipe, como destaca o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade. “Nós podemos ver a produção de energia, minerais, onde são produzidos, onde existem, processos, licenciamentos, processos em andamento e já maturados. Toda a informação, um verdadeiro Atlas dos minérios de Sergipe e da energia de Sergipe para ajudar na tomada de decisão. É assim que se faz, melhorando o ambiente de negócios e dando informações concisas, transparentes e acessíveis para gestores e investidores, para que Sergipe, cada vez mais, tenha o melhor ambiente de gestão de negócios”, detalhou.

Além disso, a partir da exibição de um conjunto de dados disponibilizados pela Agência Nacional de Mineração (ANM) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) de uma forma mais acessível a todos os setores, os painéis contribuem para a transparência pública e para a construção de um planejamento integrado e estratégico, uma vez que é possível identificar necessidades na distribuição energética e localidades de expansão para a exploração mineral no estado. Essas estatísticas são integradas à Base Cartográfica Contínua do Estado de Sergipe, elaborada por meio de convênio entre a Seplan e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em uma escala de 1:100.000, que permite o desenvolvimento de iniciativas voltadas à inteligência territorial.

A superintendente de Estatística e Gestão de Dados do Observatório de Sergipe, Herica Silva, destaca a importância dos mapas interativos para o monitoramento das informações relacionadas aos setores da mineração e da energia elétrica. “São dois painéis, um é voltado para mineração e o outro para o setor geoelétrico. Conseguiremos ver um panorama de como estão esses dois setores no estado, fazer o acompanhamento e visualizar como estão distribuídos. Os mapas interativos vão servir principalmente para a sociedade buscar e monitorar informações desses setores”, explicou.

O lançamento dos dois mapas interativos ainda considera a colaboração ativa entre o setor elétrico e o setor mineral, visando estimular a implantação de infraestrutura elétrica para auxiliar em setores importantes, como o de petróleo, gás e a extração de potássio.

A diretora de Minas e Energias Renováveis da Seplan/PI, Gabriela Rodrigues, ressalta a sinergia entre os setores elétrico e minerário e a necessidade de dados concretos para o planejamento das políticas públicas estaduais. “Hoje é um marco para o desenvolvimento desses setores aqui no estado de Sergipe, assim como já ocorre no estado do Piauí, com o foco no planejamento baseado em evidências. A consolidação dos dados desses setores, que são vocações econômicas dos estados da região Nordeste, é fundamental para poder prever, garantir segurança jurídica, entender a infraestrutura e o cenário na região, a fim de que eles sejam convertidos em desenvolvimento socioeconômico de forma territorializada”, pontuou.

Voltados aos investidores no setor de energia e mineração, acadêmicos, instituições de pesquisa, setor produtivo, concessionárias de energia, gestores públicos estaduais e municipais e à população, os painéis terão atualização automática a partir dos dados informados pela ANM e ANEEL. Os mapas interativos já estão disponíveis e podem ser acessados por meio do site oficial da Desenvolve-SE.

Dados eletroenergéticos e minerários

O painel que reúne os dados eletroenergéticos de Sergipe apresenta um balanço geral das estatísticas. A seguir, os painéis apresentam as informações específicas, como a quantidade de geração de energia em valores gerais e específicos a cada matriz energética, sobre a origem dessa geração, os valores das tarifas das distribuidoras e um mapa sobre a localização das redes de energia. Em uma de suas páginas, também estão disponibilizados outros painéis com dados do Governo Federal e instituições de pesquisa.

O mapa interativo dos dados minerários, por sua vez, também conta com um balanço geral e informações numéricas específicas sobre os principais minérios extraídos no estado, a quantidade de processos estabelecidos para a extração por ano, o valor arrecadado por município e minério, um mapa que contém a localização dos processos e as bacias minerais, além de mais dashboards de apoio.

Leia também: Governo lança plataforma de mapas interativos para ampliar competitividade de Sergipe nos setores de energia e mineração

Governo lança plataforma de mapas interativos para ampliar competitividade de Sergipe nos setores de energia e mineração

Governo lança plataforma de mapas interativos para ampliar competitividade de Sergipe nos setores de energia e mineração

Plataforma desenvolvida em parceria pela Desenvolve-SE, Seplan/SE e Seplan/PI integra dados geoespaciais para atração de investimentos, transparência pública e planejamento integrado

Sergipe avança na modernização da gestão territorial com a implantação dos Mapas Interativos Geoelétrico e de Mineração. Fruto da cooperação técnica entre a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe (Seplan/SE) e a Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan/PI), a plataforma integra dados geoespaciais, visando atração de investimentos, transparência pública e planejamento integrado. O lançamento acontece nesta sexta-feira, 20, às 14h, na sede da Desenvolve-SE.

Os mapas interativos integram uma plataforma digital baseada em tecnologia WebGIS informações geoespaciais estratégicas para tomada de decisão. Desta forma, os dados dos setores elétrico e mineral estarão estruturados em um único ambiente digital, com o objetivo de ampliar a transparência, fortalecer o planejamento público e atrair investimentos nacionais e internacionais.

O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, destaca a importância da integração dos dados. “Estamos estruturando uma ferramenta que coloca Sergipe em outro patamar de competitividade. Ao integrar dados de energia e mineração em uma plataforma única e transparente, oferecemos ao investidor mais previsibilidade e segurança para tomada de decisão. Este é um passo concreto na consolidação de Sergipe como destino estratégico para novos empreendimentos”, afirma.

Entre os dados disponibilizados estão infraestrutura de transmissão e distribuição de energia; subestações e linhas com capacidade de escoamento; usinas solares, eólicas e termelétricas em operação; processos minerários ativos no estado; ocorrências de substâncias estratégicas como potássio, calcário e água mineral; e arrecadação da CFEM por município.

Dados Territoriais

A ausência de uma base integrada de dados territoriais era um dos fatores que limitavam a competitividade de Sergipe frente a outros estados do Nordeste. Com os novos mapas, investidores passam a ter acesso transparente a informações sobre potencial solar e eólico (onshore e offshore); infraestrutura energética disponível; áreas com processos minerários ativos ou disponíveis; e capacidade de conexão à rede elétrica.

Esta inteligência territorial reduz a assimetria de informações e aumenta a previsibilidade para novos empreendimentos, especialmente nos setores de energia renovável, petróleo e gás e mineração. A atualização será periódica, com integração de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Interiorização do Desenvolvimento 

Ao ampliar a previsibilidade e reduzir a assimetria de informações para investidores, os Mapas Interativos também fortalecem uma estratégia central do Governo do Estado: a interiorização do desenvolvimento.

O agreste e o sertão concentram parte significativa do potencial solar e das ocorrências minerais de Sergipe. Com a visualização integrada destas áreas, associada à infraestrutura energética disponível, a plataforma torna mais clara a viabilidade de novos empreendimentos fora da grande Aracaju.

Na prática, o cruzamento de dados energéticos e minerários permite identificar regiões com maior sinergia produtiva, favorecendo a implantação de novos polos no interior, com melhor aproveitamento da infraestrutura existente e maior eficiência logística.

Transição Energética

Sergipe também possui elevado potencial para geração eólica offshore na costa e oportunidades estratégicas na mineração de potássio — insumo fundamental para reduzir a dependência externa de fertilizantes. Ao integrar essas informações em uma única plataforma, o Estado amplia sua capacidade de planejamento e se posiciona como protagonista na transição energética e no aproveitamento sustentável de seus recursos naturais.

Os Mapas Interativos também ampliam a transparência ativa ao disponibilizar dados sobre arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Municípios poderão acompanhar a evolução das receitas provenientes da atividade mineral, fortalecendo o controle social e a governança pública. A iniciativa sinaliza maturidade institucional e contribui para reduzir o risco percebido por investidores.

Leia também: Sergipe recebe visita do embaixador da Índia e reforça potencial de ampliação das relações comerciais e exportações

Agência Sergipe de Desenvolvimento atrai investimentos e crescimento para o estado

Agência Sergipe de Desenvolvimento atrai investimentos e crescimento para o estado

As agências de desenvolvimento têm papel estratégico no crescimento dos estados. Em Sergipe, a Desenvolve-SE prospecta empresas e projetos com potencial para gerar empregos e fortalecer a competitividade do estado

As agências de desenvolvimento têm se consolidado como instrumentos estratégicos para impulsionar o crescimento dos estados brasileiros. Em Sergipe, a atuação da Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) demonstra como essas instituições funcionam como pontes entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. Além disso, inserem o estado em agendas nacionais e internacionais e atraem investimentos capazes de gerar emprego, renda e competitividade regional. 

Mais do que captar recursos, as agências de desenvolvimento têm como missão articular uma agenda de longo prazo. Esse planejamento é alinhado às vocações locais, à internacionalização da economia e à geração de emprego, renda e inovação. Dessa forma, contribuem para que o desenvolvimento ocorra de maneira estruturada e sustentável.

Para o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, o estado consolidou um ambiente de negócios competitivo, com segurança jurídica e infraestrutura de qualidade. “Nosso foco é diversificar a economia, pensar no Sergipe do futuro com parcerias estratégicas que geram riqueza e desenvolvimento regionalizado. Com certeza Sergipe vive seu melhor momento histórico, com atração de investimentos, geração de emprego e redução da desigualdade”, afirma.

Prospecção ativa e negociação estratégica


Uma das principais frentes de atuação da Desenvolve-SE é a prospecção ativa de empresas e projetos com potencial de instalação ou expansão em Sergipe. Porquanto, criada por meio da Lei Estadual n.º 9.180, de 10 de abril de 2023, como uma sociedade de economia mista, a agência já apresenta resultados que colocam Sergipe em posição de destaque.

Nesse sentido, em 2025, a agência prospectou 77 projetos. Como resultado, foram assinados 19 Protocolos de Intenções e Memorandos de Entendimento, abrangendo nos seguintes segmentos: energia limpa e hidrogênio verde, mineração, data centers, agronegócio, logística, turismo, economia verde, e óleo e gás.

Esses acordos representam uma expectativa de investimentos que pode ultrapassar os R$ 16 bilhões após implantados. Dessa forma, são estimados mais de 10 mil empregos diretos e cerca de 20 mil indiretos. Assim, esses números reforçam o papel das agências de desenvolvimento na dinamização da economia estadual.

O diferencial competitivo de Sergipe


Segundo o diretor de Relações Internacionais e Atração de Investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves, diversos fatores explicam a competitividade de Sergipe. Decerto, um dos principais diferenciais está justamente no tamanho do território. Sergipe é o menor estado do Brasil em extensão territorial, com 21.910 km². 

No entanto, essa característica, muitas vezes vista como desvantagem, torna-se um ponto positivo. “Ser um estado menor permite uma gestão mais ágil e respostas mais rápidas aos investidores”, destaca. A atuação da Desenvolve-SE corrobora para isso, tornando-se um fator relevante. Em estados maiores, esses processos costumam ser mais burocráticos e lentos.

Infraestrutura e localização estratégica


Semelhantemente, a infraestrutura de Sergipe também um dos principais ativos para atração de investimentos. O estado reúne energia abundante, disponibilidade hídrica, logística integrada e segurança jurídica. Esses fatores criam um ambiente favorável para projetos industriais, logísticos e de energia renovável. Assim, Sergipe consolida-se como um hub competitivo no Nordeste, com atuação da Agência de Desenvolvimento.

Do mesmo modo, a localização geográfica estratégica amplia essas vantagens. Em um raio de 500 quilômetros, o estado alcança mais de 30 milhões de consumidores. Já em um raio de mil quilômetros, esse número chega a cerca de 50 milhões. Por isso, o território torna-se atrativo para empresas que buscam eficiência logística e proximidade com centros de consumo. 

Outro diferencial está na infraestrutura de transporte. Sergipe possui cerca de 2.150 quilômetros de rodovias. As BRs 101 e 235 garantem integração entre polos produtivos e mercados regionais. Nesse contexto, o Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) exerce um papel essencial. O terminal oferece acesso direto à costa leste das Américas, à Europa e à costa oeste da África, tornando as rotas marítimas mais seguras e eficientes. 

Junto ao TMIB também está a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). São mais de 600 hectares de terras públicas disponíveis para empreendimentos privados. As principais vantagens para as empresas com intenção de se instalar na ZPE são: liberdade cambial total, dispensa de licença federal, segurança jurídica e fim da regra de comprometimento de exportação.

A combinação entre rodovias e porto facilita o escoamento de mercadorias, fortalecendo a competitividade das cadeias produtivas. Tudo isso contribui para a redução do custo do frete e melhora a produtividade logística, fator decisivo na prospecção conduzida pelas agências de desenvolvimento.

Um estado pronto para um novo ciclo de crescimento


A integração entre infraestrutura moderna, localização privilegiada e articulação institucional cria um ambiente seguro para investidores. Com isso, Sergipe acelera a implantação de novos empreendimentos e fortalece seu posicionamento como destino estratégico de investimentos de longo prazo, alinhados ao desenvolvimento sustentável.

Diante deste cenário, Ademario Alves avalia que Sergipe reúne todas as condições para iniciar um novo ciclo de crescimento econômico. “É um estado pronto para decolar”, afirma. Segundo ele, a atuação da Desenvolve-SE tem sido decisiva nesse processo. A comprovação está nos investimentos já anunciados e no interesse crescente de empresários e investidores. Assim, Sergipe se consolida como um ambiente cada vez mais competitivo e preparado para o futuro.

Leia mais: Estudo da ApexBrasil aponta oportunidades de exportação e investimentos em Sergipe

Última atualização: janeiro 13, 2026 4:36 pm.