Desenvolve-SE participa da Brazil Week 2026 em Nova Iorque

Desenvolve-SE participa da Brazil Week 2026 em Nova Iorque

Evento internacional, Brazil Week 2026, reuniu investidores, empresários e representantes do setor público em debates sobre infraestrutura, mobilidade, energia e oportunidades estratégicas para Sergipe.

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) participou, entre os dias 12 e 14 de maio, de uma intensa agenda estratégica em Nova Iorque, EUA. Representando o Governo de Sergipe, o presidente da agência, Milton Andrade, acompanhou reuniões, painéis e rodadas de networking com investidores, representantes do mercado financeiro e instituições internacionais, durante a Brazil Week 2026.
 
A programação incluiu compromissos promovidos pela XP Inc. e pelo GRI Institute, reunindo lideranças empresariais, autoridades públicas e especialistas em infraestrutura e desenvolvimento econômico. Entre os destaques estiveram debates sobre internacionalização do etanol brasileiro, concessões rodoviárias e ferroviárias, mobilidade urbana, PPPs e financiabilidade de obras públicas.
 
Durante o evento, Milton Andrade destacou que Sergipe vem consolidando um ambiente seguro para atração de investimentos graças ao equilíbrio fiscal e ao planejamento estratégico adotado pelo Governo do Estado. “Tivemos vários debates sobre o tema infraestrutura, os desafios que o Estado tem e as formas de enfrentar esses desafios, além da financiabilidade de obras públicas. Sergipe, hoje, é referência nacional em gestão fiscal, com nota máxima na Capag do Tesouro Nacional e classificação AAA. Isso faz com que agências de financiamento procurem o Estado para discutir projetos prioritários”, afirmou.
 
A agenda também incluiu uma visita técnica à apresentação do Lower Manhattan Climate Resilience Plan, conduzida pela New York City Economic Development Corporation, iniciativa que reúne mais de US$ 1,7 bilhão em investimentos voltados à proteção costeira e resiliência urbana. O tema foi tratado como prioridade máxima pelo presidente da Desenvolve-SE devido ao potencial de aplicação em regiões como a Praia do Saco e Aracaju, especialmente em projetos ligados à proteção costeira, infraestrutura urbana e adaptação climática.
 
Outro destaque da missão internacional foi a participação no GRI Brazil Investment Summit 2026, realizado no Kimpton Hotel Eventi, reunindo investidores internacionais, fundos, operadores de infraestrutura e representantes do setor imobiliário. O encontro teve foco em oportunidades ligadas à infraestrutura, energia, mobilidade, real estate e turismo.
 
Segundo Milton, a presença de Sergipe na Brazil Week reforça o posicionamento do estado no cenário internacional e amplia o diálogo com investidores e instituições estratégicas. “Estivemos em Nova Iorque acompanhando uma semana inteira de eventos sobre o Brasil, com discussões sobre infraestrutura, desenvolvimento e oportunidades de investimento. Foi uma agenda intensa, voltada para atrair investimentos e construir novas oportunidades para Sergipe. Em breve teremos novidades”, destacou.

Leia também: Sergipe lança plano estratégico que posiciona turismo como nova fronteira de investimentos no Brasil

Sergipe lança plano estratégico que posiciona turismo como nova fronteira de investimentos no Brasil

Sergipe lança plano estratégico que posiciona turismo como nova fronteira de investimentos no Brasil

Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos analisa oportunidades em regiões com alta demanda potencial, segurança jurídica e projetos preparados para receber capital privado

Após um ano de trabalho intenso e mais de 2.400 quilômetros percorridos em escutas qualificadas com representantes do setor produtivo, investidores, gestores públicos e comunidades locais, Sergipe consolida um novo ciclo de desenvolvimento econômico ao lançar o Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos. O estudo que fundamenta o plano foi conduzido pelo Governo de Sergipe, por meio da Desenvolve-SE e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), com apoio da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).

O Plano Estratégico apresenta Sergipe como uma oportunidade estratégica para o capital privado ao reunir ativos naturais e culturais ainda pouco explorados a um ambiente de negócios estruturado para reduzir riscos e ampliar a rentabilidade dos investimentos. Para isso, propõe diretrizes voltadas à organização e qualificação de territórios prioritários, com foco inicial no Litoral Sul e no Alto Sertão, tornando essas regiões mais competitivas, preparadas para receber empreendimentos e impulsionar a geração de emprego, renda e desenvolvimento regional.

Para o governador do Estado, Fábio Mitidieri, o avanço do turismo em Sergipe é resultado de uma estratégia baseada em planejamento e execução monitorada, consolidada com a apresentação dos planos estratégicos do Litoral Sul e do Alto Sertão.

“A iniciativa estabelece metas claras e cria um comitê gestor responsável por acompanhar indicadores, obras de infraestrutura, qualificação da mão de obra e ações voltadas ao desenvolvimento turístico. Com um ambiente de negócios mais estruturado e políticas públicas contínuas, o turismo passa a atrair cada vez mais investimentos privados, ampliando a permanência dos visitantes e posicionando Sergipe como destino final, e não mais apenas de passagem”, destaca.

Delta de oportunidade

O Plano Estratégico parte de uma ideia central: Sergipe vive um “Delta de Oportunidade”, caracterizado pela combinação entre forte atratividade turística e baixa maturidade da oferta. Na prática, isso significa um mercado ainda não saturado, onde investidores podem atuar com maior margem e menor concorrência.

A análise aponta que o estado já acompanha tendências globais do turismo, especialmente a busca por experiências autênticas e sustentáveis. Com base no comportamento de mais de 6 milhões de potenciais turistas, o estudo identifica uma demanda qualificada, com destaque para públicos de maior poder aquisitivo e alta propensão de consumo.

O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, afirma que o Plano Estratégico consolida uma visão de longo prazo para o turismo sergipano. “Deixamos de lado iniciativas isoladas para adotar uma política de Estado capaz de atravessar diferentes gestões. Com metas definidas, monitoramento contínuo e governança estruturada, Sergipe consolida uma estratégia voltada à geração de emprego, renda e desenvolvimento social por meio do turismo”, explica.

A secretária de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, destaca que o lançamento do Plano Estratégico evidencia oportunidades concretas no Litoral Sul e no Alto Sertão. “São duas regiões com alto potencial turístico e o plano estabelece um direcionamento estratégico para o desenvolvimento ordenado desses territórios. A proposta é orientar o crescimento de forma planejada”, afirma.

A secretária adianta ainda que a estratégia prevê a expansão dos estudos para outras regiões do estado, como o Litoral Norte e a Grande Aracaju, consolidando uma visão integrada para o turismo em Sergipe.

Estudo técnico

A elaboração técnica do Plano Estratégico ficou a cargo da consultoria Urban Systems, responsável por desenvolver diagnósticos, estruturar diretrizes e consolidar o planejamento estratégico dos destinos a partir de uma abordagem integrada e orientada a resultados.

Para o diretor de relações internacionais e atração de investimentos da Desenvolve-SE, Ademario Alves, o Plano Estratégico representa uma iniciativa inédita para Sergipe e reforça a credibilidade do estado na atração de investimentos. “Este é um trabalho pioneiro. Entendemos que era imprescindível construir um plano detalhado, com ações estruturadas e um diagnóstico robusto, para transmitir segurança aos investidores que avaliam oportunidades em diferentes estados, cidades e até países. O estudo não apenas mapeou os principais atrativos turísticos já existentes, mas identificou as potencialidades de cada destino e as propostas de valor capazes de atrair visitantes”, explica.

O diretor de gestão hoteleira e desenvolvimento de destinos turísticos e imobiliários da Urban Systems, Franklin Mira, explica que, ao longo de um ano de trabalho, foi possível mapear de forma detalhada as ações necessárias para estruturar o turismo no estado. “Esse processo revelou um potencial significativo de oportunidades para investidores, reforçando Sergipe como um território estratégico para novos negócios. Mais do que um relatório, o documento representa um plano estruturado, com cronograma e definição de atividades que orientam a execução das propostas. A iniciativa consolida a transição da fase estratégica para a operacional, criando as condições necessárias para que os projetos saiam do papel”, expõe.

Além da demanda qualificada, o estudo aponta o mercado interno como um diferencial competitivo. Cerca de 37% da população sergipana realiza viagens dentro do próprio estado ao longo do ano, garantindo fluxo constante de visitantes e reduzindo a dependência da alta temporada. Para o CEO da Urban Systems, Thomaz Assumpção, o estado demonstra maturidade ao adotar uma gestão baseada em planejamento, estruturação e execução.

“Esse trabalho nos honrou e também nos desafiou, porque é um projeto grande, voltado à estruturação de um turismo latente, um verdadeiro diamante bruto que precisa ser lapidado. Sempre que apresentamos os potenciais de Sergipe, eles são amplamente reconhecidos. Por isso, acreditamos que esse projeto terá repercussão nacional e internacional”, ressalta.

Turismo contemporâneo

O Plano Estratégico evidencia que Sergipe possui ativos estratégicos alinhados às demandas do turismo contemporâneo. De um lado, ecossistemas preservados, como manguezais, dunas, estuários e os cânions do rio São Francisco, que permitem o desenvolvimento de produtos voltados ao ecoturismo. De outro, um patrimônio cultural rico, com comunidades tradicionais, rotas históricas e experiências autênticas.

A principal lacuna identificada está na oferta. Esses ativos ainda operam de forma desarticulada e apresentam déficit de infraestrutura turística de alto padrão. É justamente nesse cenário que se abre uma janela de oportunidades para o investimento privado, com potencial para criação de produtos de maior valor agregado.

Diferente de propostas apenas conceituais, o Desenvolve Turismo apresenta uma carteira estruturada de projetos interconectados. Entre as principais frentes estão a implantação de marinas, atracadouros e infraestrutura para turismo náutico; a expansão da rede hoteleira, com foco em eco lodges, resorts e hotéis boutique; o desenvolvimento de complexos turísticos integrados; e a criação de um distrito regenerativo voltado à inovação em energia, mobilidade e saneamento.

O plano também delimita geografias prioritárias para investimento. No Alto Sertão, região dos Cânions do Xingó, o fluxo turístico já é consolidado, mas há escassez de hospedagens de padrão médio e alto, abrindo espaço para empreendimentos voltados ao turismo premium.

Já no Litoral Sul, destinos como Estância, Indiaroba e o entorno da Praia do Saco combinam acesso facilitado — a cerca de uma hora do aeroporto — com baixa densidade de leitos turísticos, criando condições favoráveis para resorts, segunda residência e turismo náutico.

Ambiente seguro

Outro diferencial do plano está na estrutura de governança e no papel do Estado como facilitador de investimentos. O modelo prevê processos de licenciamento mais ágeis, criação de um observatório do turismo com dados contínuos e instâncias de governança voltadas à garantia de continuidade das políticas públicas.

Além disso, o plano estabelece uma lógica de execução que prioriza infraestrutura básica, como saneamento e acessos, antes da entrada do capital privado, reduzindo riscos operacionais e aumentando a previsibilidade dos projetos. Com isso, o estado sinaliza ao mercado que está preparado para receber capital privado com segurança, planejamento e oportunidades concretas, transformando o turismo em um dos principais vetores de crescimento sustentável nos próximos anos.

Comitê Gestor

Para garantir a execução e o monitoramento das ações previstas no Plano Estratégico, o Governo de Sergipe também instituiu um Comitê Gestor Transitório, responsável por coordenar a implementação das propostas, acompanhar indicadores e assegurar o alinhamento entre os órgãos envolvidos. Vinculado à Desenvolve-SE e com cogestão técnica da Setur, o comitê atuará na priorização de projetos, mitigação de riscos institucionais e interlocução estratégica com investidores e órgãos de fomento.

A estrutura de governança reúne representantes de diferentes áreas do poder público, setor produtivo e trade turístico, fortalecendo a integração necessária para transformar o planejamento em ações concretas. O modelo prevê reuniões periódicas, acompanhamento contínuo das metas e apoio técnico especializado para temas como modelagem de parcerias, carteira de investimentos e infraestrutura. A proposta é garantir maior previsibilidade, continuidade das políticas públicas e segurança para atração de capital privado ao turismo sergipano.

Acesse a versão online do Plano Estratégico para Estruturação de Destinos Turísticos e Atração de Investimentos no site da Desenvolve-se.

Leia também: ‘Desenvolve Turismo’ gera expectativas no trade turístico para impulsionar o setor

Desenvolve-SE cumpre agenda institucional nos Estados Unidos para fortalecer cooperação econômica e ampliar oportunidades de negócios

Desenvolve-SE cumpre agenda institucional nos Estados Unidos para fortalecer cooperação econômica e ampliar oportunidades de negócios

Missão na Flórida inclui reuniões com instituições estratégicas e inauguração simbólica de um escritório internacional para ampliar a inserção de empresas sergipanas no mercado norte-americano

A Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) realiza entre os dias 15 e 18 de março, uma missão institucional nos Estados Unidos, com atividades em Orlando e no condado de Manatee, no estado da Flórida. Também inaugurará um escritório no Oxford International Brazilian Place. Com isso, a agência visa a ampliação de parcerias internacionais, atração de investimentos e fortalecimento das relações comerciais entre Sergipe e o mercado estadunidense.

A programação oficial inicia nesta segunda-feira, 16, com uma reunião no Consulado-Geral do Brasil, em Orlando. A delegação da agência se reúne com o cônsul-geral do Brasil em Orlando, João Lucas Quental. Na ocasião, serão discutidas possibilidades de cooperação econômica e identificar oportunidades de investimento entre a Flórida e Sergipe.

Nos dias seguintes, a delegação segue para o condado de Manatee para encontros institucionais e técnicos organizados pelo Oxford Group USA, responsável pelo International Trade Hub – Port Manatee. Durante a visita, serão apresentadas iniciativas de apoio ao comércio internacional e à internacionalização de empresas sergipanas, além de projetos de cooperação econômica entre Brasil e Estados Unidos.

A agenda também inclui reuniões com organizações estratégicas para o desenvolvimento econômico, como a SelectFlorida e a EDC Manatee, além de representantes de câmaras de comércio e lideranças empresariais. A programação prevê ainda uma visita técnica ao Port Manatee, onde a delegação conhecerá a infraestrutura logística e portuária da região e discutirá oportunidades de integração comercial e cooperação voltadas ao comércio internacional.

Presença Internacional

Um dos destaques da missão é a inauguração simbólica do escritório da Desenvolve-SE no Oxford International Brazilian Place. A iniciativa busca criar um ponto de apoio para articulação de negócios, promoção de investimentos e relacionamento institucional com o mercado norte-americano.

O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, a missão é um passo importante para ampliar a presença de Sergipe no cenário internacional. “Nosso objetivo é fortalecer pontes com parceiros estratégicos, apresentar as potencialidades do estado e criar caminhos para que empresas sergipanas possam acessar novos mercados. Ao mesmo tempo, buscamos atrair investimentos que contribuam para diversificar a economia e gerar novas oportunidades de desenvolvimento para Sergipe”, destacou

A missão internacional faz parte da estratégia da Desenvolve-SE de ampliar a presença de Sergipe em redes globais de investimento, fortalecer conexões institucionais e abrir novas possibilidades para empresas sergipanas no mercado externo.

Leia também: Mapas interativos reúnem dados estratégicos para investimentos em Sergipe

Governo lança plataforma de mapas interativos para ampliar competitividade de Sergipe nos setores de energia e mineração

Governo lança plataforma de mapas interativos para ampliar competitividade de Sergipe nos setores de energia e mineração

Plataforma desenvolvida em parceria pela Desenvolve-SE, Seplan/SE e Seplan/PI integra dados geoespaciais para atração de investimentos, transparência pública e planejamento integrado

Sergipe avança na modernização da gestão territorial com a implantação dos Mapas Interativos Geoelétrico e de Mineração. Fruto da cooperação técnica entre a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), a Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe (Seplan/SE) e a Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan/PI), a plataforma integra dados geoespaciais, visando atração de investimentos, transparência pública e planejamento integrado. O lançamento acontece nesta sexta-feira, 20, às 14h, na sede da Desenvolve-SE.

Os mapas interativos integram uma plataforma digital baseada em tecnologia WebGIS informações geoespaciais estratégicas para tomada de decisão. Desta forma, os dados dos setores elétrico e mineral estarão estruturados em um único ambiente digital, com o objetivo de ampliar a transparência, fortalecer o planejamento público e atrair investimentos nacionais e internacionais.

O presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, destaca a importância da integração dos dados. “Estamos estruturando uma ferramenta que coloca Sergipe em outro patamar de competitividade. Ao integrar dados de energia e mineração em uma plataforma única e transparente, oferecemos ao investidor mais previsibilidade e segurança para tomada de decisão. Este é um passo concreto na consolidação de Sergipe como destino estratégico para novos empreendimentos”, afirma.

Entre os dados disponibilizados estão infraestrutura de transmissão e distribuição de energia; subestações e linhas com capacidade de escoamento; usinas solares, eólicas e termelétricas em operação; processos minerários ativos no estado; ocorrências de substâncias estratégicas como potássio, calcário e água mineral; e arrecadação da CFEM por município.

Dados Territoriais

A ausência de uma base integrada de dados territoriais era um dos fatores que limitavam a competitividade de Sergipe frente a outros estados do Nordeste. Com os novos mapas, investidores passam a ter acesso transparente a informações sobre potencial solar e eólico (onshore e offshore); infraestrutura energética disponível; áreas com processos minerários ativos ou disponíveis; e capacidade de conexão à rede elétrica.

Esta inteligência territorial reduz a assimetria de informações e aumenta a previsibilidade para novos empreendimentos, especialmente nos setores de energia renovável, petróleo e gás e mineração. A atualização será periódica, com integração de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Interiorização do Desenvolvimento 

Ao ampliar a previsibilidade e reduzir a assimetria de informações para investidores, os Mapas Interativos também fortalecem uma estratégia central do Governo do Estado: a interiorização do desenvolvimento.

O agreste e o sertão concentram parte significativa do potencial solar e das ocorrências minerais de Sergipe. Com a visualização integrada destas áreas, associada à infraestrutura energética disponível, a plataforma torna mais clara a viabilidade de novos empreendimentos fora da grande Aracaju.

Na prática, o cruzamento de dados energéticos e minerários permite identificar regiões com maior sinergia produtiva, favorecendo a implantação de novos polos no interior, com melhor aproveitamento da infraestrutura existente e maior eficiência logística.

Transição Energética

Sergipe também possui elevado potencial para geração eólica offshore na costa e oportunidades estratégicas na mineração de potássio — insumo fundamental para reduzir a dependência externa de fertilizantes. Ao integrar essas informações em uma única plataforma, o Estado amplia sua capacidade de planejamento e se posiciona como protagonista na transição energética e no aproveitamento sustentável de seus recursos naturais.

Os Mapas Interativos também ampliam a transparência ativa ao disponibilizar dados sobre arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM). Municípios poderão acompanhar a evolução das receitas provenientes da atividade mineral, fortalecendo o controle social e a governança pública. A iniciativa sinaliza maturidade institucional e contribui para reduzir o risco percebido por investidores.

Leia também: Sergipe recebe visita do embaixador da Índia e reforça potencial de ampliação das relações comerciais e exportações

Desenvolve-SE e Investe Piauí fortalecem cooperação para atrair investimentos aos estados

Desenvolve-SE e Investe Piauí fortalecem cooperação para atrair investimentos aos estados

Parceria reforça integração regional e consolida iniciativas conjuntas em inovação, logística e planejamento estratégico entre Sergipe e Piauí.

Entre os dias 2 e 4 de dezembro, a Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE) esteve no Piauí para uma agenda estratégica com a Investe Piauí. O objetivo foi fortalecer o diálogo institucional e ampliar oportunidades de cooperação em inovação, logística e desenvolvimento econômico. Na ocasião, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria de Planejamento do Estado do Piauí (Seplan/PI), para o desenvolvimento e implementação de painéis gerenciais e mapas interativos voltados aos setores de energia e mineração de Sergipe.

Em Teresina, o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, acompanhado do assessor da presidência, Silvio Sobral, e do diretor de Relações Internacionais e Atração de Investimento, Ademario Alves, participou de reuniões na Seplan/PI, na Investe Piauí e no Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), onde conheceram iniciativas de formação tecnológica e pesquisa aplicada, incluindo a criação da Faculdade PIT, que ofertará cursos em Inteligência Artificial. 

A comitiva seguiu para os municípios de Parnaíba e Luís Correia, onde visitaram a Zona de Processamento de Exportação (ZPE Piauí) e a Companhia Porto Piauí, responsável pelo Porto de Luís Correia — infraestrutura que deverá ampliar a competitividade logística do Nordeste e impulsionar o escoamento de cargas na região.

As atividades reforçam o compromisso da Desenvolve-SE com a troca de conhecimento, a cooperação regional e a atração de investimentos estruturantes para o estado. “Sergipe segue adotando boas práticas de gestão e, com orgulho, incorporando modelos que funcionam em outros estados, para podermos oferecer sempre as melhores condições para o desenvolvimento econômico local”, disse o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade.

Cooperação Técnica

O Acordo de Cooperação Técnica assinado pela Desenvolve-SE e a Seplan/PI amplia a integração entre os dois estados na área de planejamento e desenvolvimento econômico. A parceria tem como foco a implementação de painéis gerenciais e mapas interativos voltados aos setores de energia e mineração em Sergipe, utilizando a metodologia já aplicada com sucesso pelo governo piauiense.

Reconhecido nacionalmente pelo avanço em planejamento baseado em evidências e pela forte participação de fontes renováveis em sua matriz energética, o Piauí compartilhou seu modelo técnico-metodológico com a Desenvolve-SE. A transferência de conhecimento permitirá acelerar a criação de ferramentas digitais de análise, fundamentais para fortalecer o planejamento territorial, a gestão orientada por dados e a prospecção de oportunidades estratégicas nos setores envolvidos.

O acordo tem caráter estritamente técnico e não prevê repasse financeiro entre as instituições. Cada órgão ficará responsável pelos próprios custos operacionais, como deslocamentos e hospedagens. Mesmo sem aporte direto de recursos, a cooperação representa um ganho significativo para Sergipe, que passa a contar com uma metodologia validada e já consolidada.

Última atualização: dezembro 5, 2025 4:15 pm.