Desenvolve-SE contribui com estudos de viabilidade da nova ponte Aracaju–Barra
O anteprojeto da nova ponte, elaborado com base nas análises de custo-benefício da Desenvolve-SE, foi entregue ao Governo do Estado nesta segunda-feira, 30.

A Agência Desenvolve-SE, participou, nesta segunda-feira, 30, da entrega antecipada do anteprojeto da nova ponte Aracaju-Barra. A Desenvolve-SE colaborou com a iniciativa do Governo do Estado com a análise de custo-benefício e financiabilidade do empreendimento. Também atuou com estudos técnicos de contratação e mecanismos para viabilizar a obra. As análises vão ajudar na elaboração do termo de referência para a licitação.
Desde 2023, a Desenvolve-SE integra o grupo de trabalho que avalia os produtos do consórcio contratado. A Agência contribuiu com recomendações que embasaram a escolha pela contratação integrada como modelo de licitação. Esse modelo, previsto na nova Lei de Licitações, une projeto executivo e execução da obra pela mesma empresa. Dessa forma, a contratação integrada traz mais agilidade, inovação e eficiência ao processo de construção.
Segundo Bruno Sad, diretor de parcerias público-privadas da Agência, a escolha foi vantajosa em custo-benefício e qualidade. “Nossa atuação esteve concentrada na análise dos mecanismos de contratação e da financiabilidade do projeto. Além da verificação da análise de benefícios da ponte, se confirmou a viabilidade da proposta. Essa modalidade oferece uma margem maior de discricionariedade para que o setor privado proponha soluções técnicas, sobretudo, o que pode trazer mais inovação e eficiência ao processo”, destacou.
Papel estratégico
A participação da Desenvolve-SE no projeto, não apenas reforça seu papel estratégico no fomento ao desenvolvimento econômico de Sergipe, como contribui tecnicamente com articulação institucional para viabilizar grandes projetos de infraestrutura. Dessa forma, a expectativa do Governo é publicar o edital de licitação já em agosto, e, até o fim de 2025, dar início efetivo à construção da nova ponte e de seus viadutos de acesso na Coroa do Meio.